Economia
IGP-DI sobe 0,01% em fevereiro, ante 0,09% em janeiro, revela FGV
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou ligeira alta de 0,01% em fevereiro, após um avanço de 0,09% em janeiro, divulgou nesta segunda-feira, 9, a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O resultado do indicador ficou dentro do intervalo das previsões do mercado financeiro, que estimava desde uma queda de 0,17% a uma alta de 0,06%, com mediana negativa de 0,08%, de acordo com as instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast. Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 0,11% no ano. Em 12 meses, a taxa ficou em 6,40%.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve redução de 0,03% em fevereiro, ante uma queda de 0,13% em janeiro. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, recuou 0,01% em fevereiro, após ter aumentado 0,59% em janeiro. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, teve elevação de 0,33% em fevereiro, depois da alta de 0,38% em janeiro.
O núcleo do IPC-DI de fevereiro subiu 0,31%, após a elevação de 0,34% registrada em janeiro. O núcleo do índice é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. De acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação de 0,65% no ano e alta de 3,23% em 12 meses.
O período de coleta de preços para o índice de fevereiro foi do dia 1º ao dia 29 do mês.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela