Alagoas

Sebrae em Alagoas apresenta resultados do Convênio Reciclado em Alagoas para representantes das cooperativas e núcleos de reciclados

03/01/2020
Sebrae em Alagoas apresenta resultados do Convênio Reciclado em Alagoas para representantes das cooperativas e núcleos de reciclados

No final de dezembro de 2019 ocorreu a apresentação dos resultados do Convênio de Reciclado em Alagoas, na sede do Sebrae, em Maceió, para os representantes das cooperativas e núcleos de reciclados do estado. A apresentação foi feita por Ana Paula Dantas, analista da Unidade de Indústria do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto pelo Sebrae em Alagoas. Esse convênio segue com as realizações até o ano de 2023.

O convênio busca promover a inserção social dos integrantes das cooperativas e núcleos de reciclados de Alagoas e contribuir com o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios de materiais recicláveis. Outro alvo do convênio é promover uma maior eficiência na disposição de resíduos sólidos e da sustentabilidade ambiental nos municípios de atuação do projeto. Atualmente, dez municípios e 14 Núcleos de Reciclado (Cooperativas e Associações) são beneficiados pelas ações do convênio.

Durante a apresentação, Ana Paula Dantas destacou as principais dificuldades encontradas no início, os pontos fortes e as realizações do convênio. Ao todo, foram realizadas 79 capacitações em Gestão Técnica, dando um total de 1.264 horas de treinamento; 2.856 horas de consultorias em Gestão; e a realização de consultoria de design que transforma reciclado em produto artesanal. Com a realização das ações os núcleos de reciclados obteve melhorias na estrutura física, além do aumento da renda dos integrantes dos grupos de reciclado nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Campo Alegre e Coruripe (devido à implementação da Coleta Seletiva), evoluindo de uma média de R$ 400,00 por mês, por integrante, para um salário mínimo.

“Há muito o que avançar, mas nós tivemos muitas conquistas. Quando a gente começou, alguns grupos não tinham locais adequados para abrigar, para a instalação do núcleo de reciclado e, hoje, vemos grupos totalmente estruturados. Sabemos que muitas coisas foram realizadas por meio do trabalho desenvolvido pelo Sebrae e Semarh. Temos certeza de que o nosso trabalho está mudando a vida de muita gente”, destaca Ana Paula.

“Ainda precisamos melhorar e muito, porque realizar a coleta seletiva é muito importante. As pessoas precisam se conscientizarem que todos nós temos um papel para contribuir, tem que cada um fazer a sua parte, porque não adianta os municípios contratarem as cooperativas se a população não for educada para separar o resíduo, o reciclável do lixo. Então, precisamos que os municípios intensifiquem essa divulgação, implantem a coleta seletiva e que os municípios façam essa parte da educação ambiental com a população nas escolas, porque se não tiver esse trabalho do município com a população, a coleta não vai funcionar”, defendeu a analista.

Presente na reunião, José Barrerito dos Santos, presidente da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE), aproveitou a oportunidade para agradecer. “Só temos que agradecer ao Sebrae e à Semarh pela oportunidade de um trabalho digno, que não é fácil, mas que estamos crescendo. Hoje nosso trabalho vem sendo reconhecido graças a todos que nos apoiam. Nosso trabalho precisa ser reconhecido por todos, as pessoas precisam conhecer. Então, hoje só quero deixar meu agradecimento a todos que fazem parte deste projeto”, concluiu.

O convênio Reciclado em Alagoas seguirá realizando muitas ações e trazendo novos resultados até o ano de 2023.