Alagoas
Lei Seca Alagoas é aplaudida ao realizar ação educativa em bar na capital
Promover a mudança de comportamento alertando a população sobre os perigos ocasionados pela mistura de álcool e direção é um compromisso do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Com este propósito, na noite da última quinta-feira (12), a equipe da Operação Lei Seca, em parceria com a Polícia Militar, realizou a ação educativa “Amigo da vez”. A intervenção aconteceu no Boteco Lugar Nenhum, localizado na parte baixa de Maceió, estabelecimento escolhido para a retomada do projeto.
Na oportunidade, a equipe explicou aos clientes do bar visitado a finalidade do projeto e, em seguida foram até as mesas para identificar o Amigo da vez, ou seja, aquele que não ia ingerir bebida alcoólica e ficaria responsável por levar os demais do seu grupo em segurança para casa. O “Amigo da vez” foi submetido ao teste do etilômetro e, após ser constatado 0.0 de álcool no organismo, recebeu da equipe brindes do projeto.
O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, esteve presente na ação e ressaltou a importância da retomada da atividade que fortalece cada vez mais o trabalho da equipe Lei Seca Alagoas, que luta todos os dias para reduzir o índice de acidentes com feridos e vítimas fatais no estado.
“O fim de ano é um momento de festas. Além das datas comemorativas, o período é marcado por confraternizações no trabalho, entre amigos e familiares, além do grande fluxo de turistas o que propicia o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Queremos aproveitar essa oportunidade para fazer esse alerta sobre a importância de dirigir com responsabilidade”, destaca o gestor.
Para Kallyne Oliveira, que foi submetida ao teste do etilômetro e escolhida para ser a Amiga da Vez, a ação do Detran/AL foi marcante e essencial, pois muitos não têm noção do quanto é perigoso colocar a vida de outras pessoas em risco após a ingestão de álcool.
“Geralmente sempre sou a Amiga da vez, é uma questão de consciência. Sou bacharel em Direito e assim que saiu a Lei minha monografia foi sobre este assunto. O Detran/AL está de parabéns e sou totalmente a favor da operação” completou Kallyne.
Convidado pelo Detran de Alagoas, a atividade educativa também foi marcada pela presença de, André Cavalcante, que na ocasião deu seu depoimento para as pessoas que estavam presentes no bar, sobre as sequelas sofridas após um acidente de trânsito, ocasionado por alcoolemia, no bairro da Santa Lúcia, quando teve dois membros mutilados e hoje considera-se um milagre.
FISCALIZAÇÃO INTENSIFICADA
Com o objetivo de garantir a segurança da população alagoana a fiscalização está sendo intensificada de forma volante, percorrendo diversos bairros. O coordenador da operação no estado, tenente Emanuel Costa, reforça que a equipe foi muito bem capacitada para as ações de fim de ano.
“Nossa missão é salvar vidas. Não queremos atrapalhar a diversão de ninguém. Estamos desempenhando o nosso trabalho e já conquistamos uma grande admiração da população alagoana. Isso é gratificante” conta.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais