Alagoas
Em um mutirão de conhecimento, IV Encontro Estudantil irá reunir alunos de todo o estado
Nos dias 26, 27, 28 e 28 deste mês, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA) será palco de apresentações de projetos e atividades desenvolvidas por estudantes da rede pública estadual. Com o tema: “A integração da escola com o território para a construção de cidades educadoras”, o IV Encontro Estudantil de Rede Estadual de Ensino de Alagoas, reunirá alunos de todo o estado.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento busca reafirmar o papel dos jovens e o seu protagonismo estudantil na educação e na sociedade. Aberto ao público, o Encontro Estudantil tem a finalidade fomentar cultura, artes, ciências, inovação e tecnologia entre os alunos da rede estadual, estimulando o desenvolvimento de projetos artístico-culturais, sociais ou científicos interdisciplinares. Mais de dois mil trabalhos serão expostos e apresentados.
Durante o encontro, onze eventos acontecerão simultaneamente: a Mostra Estudantil de Artes Plásticas de Alagoas, Mostra Estudantil Audiovisual de Alagoas, Mostra Estudantil de Fotografia de Alagoas, Festival Estudantil de Dança, Festival Estudantil de Teatro de Alagoas, Festival Estudantil de Música de Alagoas, Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino, Olimpíada de História de Alagoas, Arena da Cultura Empreendedora e a Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal).
Conquista – A Feceal, que,recentemente foi vinculada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace- USP), é composta por dois eventos: as Mostras de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e de Robótica. Para esta edição, 98 projetos foram selecionados para a MECTI e 75 para a Mostra de Robótica. O projeto vencedor da Feceal ganhará credenciamento para ser apresentado na Febrace – maior vitrine de jovens cientistas do país – em 2020.
A vinculação da Feceal ocorreu após credenciamento junto à USP e analisado pelo comitê da Febrace. “Há muitos anos tínhamos esse desejo de credenciar nossa feira à Febrace, um evento de grande visibilidade. Acreditamos que essa vinculação trará ainda mais qualidade à nossa iniciação científica, aumentando o nível dos projetos desenvolvidos por nossos alunos”, avalia a secretária-executiva da Educação, Laura Souza. A Feceal ainda conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos