Alagoas
Reunião preventiva contra possíveis sinistros será realizada no Crea-AL
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) estará realizando na próxima quarta-feira, 13, um encontro técnico com órgãos públicos e o Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi-AL)para passar informações sobre o cumprimento da lei 6.145/2012, que obriga os responsáveis de imóveis e qualquer outra edificação a realizar periodicamente a manutenção predial. A ação preventiva vai ocorrer às 17h no auditório daentidade.
Dentre os órgãos públicos notificados para comparecer ao encontro, estão as Secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura do Estado e Município, como também a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Algás e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet), responsável pela fiscalização da lei na capital alagoana.
O Crea Alagoas vem desde 2015 cobrando o cumprimento da legislação, chegando até a promover fiscalizações conjuntas com a Sedet.
Após o desabamento do edifício residencial Andrea, ocorrido em Fortaleza no mês de outubro,onde resultou na morte de nove pessoas, o Conselho vem buscando alertar a todos sobre a importância da prevenção. Este encontro é preparatório parao cumprimento do cronograma de fiscalização da entidade, que antes de qualquer autuação preza pelo trabalho educativo.
Escolas e Unidades de Saúde
De acordo com o presidente do Crea, o engenheiro civil Fernando Dacal, a fiscalização do Conselho vai começar a cobrar o plano de manutenção em espaços de grande circulação da sociedade, como unidades de saúde, hospitais e escolas públicas.
“Precisamos começar a criar o hábito de realizar serviços periódicos nas edificações de nossa responsabilidade legal. Este tipo de ação evita que outros desastres possam ocorrer. O trabalho do engenheiro precisa ser reconhecido da mesma forma que o médico e o advogado, por exemplo”, falou Dacal.
Síndicos serão responsabilizados por sinistros
É comum encontrarmos condomínios residenciais deteriorados sem o mínimo de cuidado por parte dos moradores. Mas de acordo com o inciso V do artigo 1.348 do Código Civil, em caso de omissão e possível sinistro, o síndico é o responsável legal, podendo responder civil ou criminalmente.
A lei 6.145 ainda diz que o proprietário ou responsável legal fica obrigado a obter o laudo técnico de inspeção predial, para verificação das condições de estabilidade, segurança, salubridade, desempenho e habilidade, cuja periodicidade deverá ser a cada cinco anos, para edificações com até 15 anos.
Já após esse período, o prazo muda para a cada três anos com prédio acima de quinze e até 30 anos. Já para prédios com mais de três décadas de vida, os laudos técnicos deverão ser emitidos a cada dois anos.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral