Variedades

Arte popular alagoana é exposta em mostra cultural, em São Paulo

23/10/2019
Arte popular alagoana é exposta em mostra cultural, em São Paulo

A arte popular alagoana não para de conquistar novos espaços. Até o dia 24 de novembro, peças de artistas de Alagoas assistidos pelo programa Alagoas Feita à Mão serão parte dos atrativos do Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, em Jundiaí, interior de São Paulo.

Parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Prefeitura e Fundação Casa de Cultura de Jundiaí, a ação recebe 170 representantes de economia criativa de diversos lugares do país.

Em salas temáticas, a produção artesanal de diversas regiões de Alagoas compõem ambientes especiais. Obras de Mestres como João das Alagoas, Sil de Capela, Vânia Oliveira e Aberaldo, dentre outros, são parte do acervo enviado a Jundiaí. A exposição tem como objetivo contar a história de Alagoas através da arte, evidenciando as várias vertentes da cultura popular, como a indígena e a quilombola.

Para a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, a mostra é mais uma oportunidade de ampliar o mercado do artesanato alagoano.

“Diferente do ambiente das feiras, museus permitem que o apreciador de arte popular conheça mais sobre a obra e o artista. Entendemos a exposição como uma extensão do que o Programa Alagoas feita à Mão tem feito nos eventos, disseminando a arte popular alagoana, que a cada dia ganha mais admiradores”, ressaltou Daniela Vasconcelos.