Alagoas
Instituto de Identificação de Alagoas participou do XV Congresso Brasileiro de Identificação
23/08/2019


De acordo com o Superintende do órgão, Roney Presbítero, que representou o Estado no encontro, o CBI reuniu vários profissionais da área de identificação e papiloscopia, entre eles os integrantes do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (Conadi). Simultaneamente, ao evento aconteceu a feira Biometrics HITech que reuniu as principais empresas especializadas em biometrias e tecnologias de identificação humana do mundo.
“Os objetivos do Congresso é reunir os representantes de todos os estados do país para juntos discutir processos que possam contribuir com o fortalecimento e aprimoramento da identificação humana no Brasil. Além disso, o evento promove a troca de conhecimentos entre os órgãos de identificação sobre as tendências, novas soluções e tecnologias do mercado da biometria”, explicou Presbítero.
Já durante a reunião do Conadi, os conselheiros discutiram questões de melhoria na integração dos estados. Eles também avaliaram a implantação do novo modelo nacional de carteira de identidade, que foi adotado por Alagoas na última semana, antes do prazo previsto pelo Governo Federal.
“Dentre as propostas avaliadas, está à realização de um convênio para unificar inicialmente os bancos de dados daqueles que possuem o mesmo tipo de sistema. Depois, a ideia é que todos os demais estaduais consigam integrar seus bancos de dados, independente da tecnologia utilizada,” explicou o superintendente.
Identidade digital
Ainda, segundo Roney Presbítero, Alagoas está cotado para ser um dos primeiros estados a receber a expansão do projeto da carteira de identidade digital. O estado já está em tratativas para a disponibilização do aplicativo para celulares e da emissão do modelo em formato de cartão para quem desejar.
Outra novidade avaliada no encontro foi o uso de um novo equipamento que possui um sistema que será lançado para a identificação de recém-nascidos. Para isso, será criado um banco de dados específico para essa faixa etária que estará veiculado as suas respectivas genitoras. “Alagoas já iniciou os estudos de viabilidade para utilizar esse novo equipamento, para quando ele for lançado já adotar a nova tecnologia”, destacou o superintendente.
Mais lidas
-
1CRIME
Crimes de 8/1 'foram gravíssimos, não foi um passeio no parque', diz Moraes
-
2FISCALIZAÇÃO
A Ponte da Amizade e a segurança na fronteira
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores foram acusados de invadir consultórios e constranger servidores
-
4
BYD King mostra a autonomia e eficiência da tecnologia híbrida
-
5COMUNICAÇÃO
STJ dá 60 dias para Globo encerrar vínculo com TV Gazeta e buscar nova afiliada em Alagoas