Alagoas
Peritos criminais relatam primeiro caso de padrão tri-alélico por análise forense no Estado de Alagoas
Peritos criminais do Laboratório de Genética Forense da Perícia Oficial de Alagoas realizaram um achado genético raro de padrão tri-alélico por análise forense. O relato, primeiro do Estado de Alagoas, foi feito durante uma análise de amostras oriundas de um local de homicídio.
A importante descoberta dos peritos criminais alagoanos foi publicada na revista Forensic Science and Criminology. Conceituada internacionalmente, a publicação reúne artigos de todo o mundo, no campo da inovação em pesquisa forense, análise de evidências e investigação criminal.
Os peritos criminais Marek HF Ekert, Marina Mazanek, Carmelia Miranda e Rosana Coutinho, responsáveis pelo exame, além do estagiário Alessandro Lucas Santos, explicaram que o DNA humano é formado pela troca de cromossomos do pai e da mãe, ou seja, um alelo de cada. Neste caso especifico, o exame detectou um alelo a mais, indicando a presença do padrão tri-alélico do tipo 2, uma alteração de herança genética do indivíduo.
“A amostra de referência do referido caso foi submetida à extração de DNA. Esse material foi quantificado, amplificado e genotipado. A partir do estudo dos polimorfismos do DNA nuclear de cromossomos autossômicos foi possível determinar o perfil genético autossômico completo, e neste caso muito raro, um padrão de três picos em um único locus”, afirmaram os peritos criminais.
De acordo com os peritos, esse achado pode servir de base para o início de um estudo referente à caracterização genética da população de Alagoas e outras populações da região nordeste, a fim de conhecer a possível subestrutura da população, podendo no futuro, ser utilizado como marcador de identificação humana.
“O padrão tri-alélico pode ter várias causas, tais como quimerismo ou mutações cromossômicas. E como ele pode ser propagado para sua linhagem, o seu descobrimento permite ao mundo cientifico ampliar seus estudos na área de DNA forense”, relataram os peritos.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais