Geral
Não devemos deixar acordo nuclear sem ter algo para substituí-lo, diz Macron
Com um discurso pregando multilateralismo, o presidente da França, Emmanuel Macron, dirigiu-se hoje ao Congresso dos Estados Unidos abordando dois temas principais: o acordo nuclear com o Irã e o Acordo Climático de Paris.
Exaltando a relação historicamente próxima entre os dois países no combate a ameaças contra a democracia, Macron reafirmou que o Irã não poderá ter armas nucleares “nem agora, nem daqui a cinco anos, nunca”. Porém, o francês ponderou que é necessário respeitar a soberania dos países do Oriente Médio e não entrar em guerras desnecessárias.
“O acordo nuclear com o Irã não atende todas as nossas preocupações. Mas isso não significa que devemos desistir dele sem ter algo palpável para substitui-lo”, disse Macron. “Temos que trabalhar num acordo mais abrangente”.
O presidente francês também exaltou os esforços dos Estados Unidos na pressão para desnuclearizar a Península da Coreia.
Mudanças climáticas
Um dos principais motivos da visita de Macron aos EUA, o Acordo Climático de Paris, não ficou de fora do discurso do presidente.
“Alguns acreditam que proteger os negócios atuais, as indústrias antigas e os empregos nesses setores é mais importante do que investir em soluções para diminuir o impacto no clima”, disse o presidente. Ele ainda se mostrou convicto de que os EUA um dia retornarão ao Acordo de Paris, cuja retirada foi feita pelo presidente Donald Trump em junho do ano passado. (Flavia Alemi – [email protected])
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados