Geral
Indicada à diretoria de Administração do BC faz apresentação em sabatina na CAE
A indicada para a diretoria de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, fez apresentação nesta terça-feira, 17, em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Dedicarei meus melhores esforços para ajudar o Banco Central a manter a inflação sob controle. Inflação baixa e estável é a única maneira de garantir que o poder de compra do salário do trabalhador seja preservado”, afirmou, em sabatina na comissão.
Para a indicada a diretora, a gestão da instituição tem conduzido o atual ciclo de relaxamento monetário de forma segura, com expectativas ancoradas, minimizando os riscos, para que o processo desinflacionário seja sustentável ao longo do tempo.
“Reduzir incertezas sobre o futuro ajuda nas decisões de investimento e de consumo, diminui custos de financiamento, criando melhores condições para o crescimento sustentado da economia”, completou.
Carolina acrescentou que, com o fim da recessão, a inflação sob controle e com a queda da taxa básica de juros, ocorreu naturalmente uma redução de riscos à economia. “O sistema financeiro também se apresenta sólido e mantém capacidade para absorver perdas em cenários de estresse”, avaliou.
Ela destacou as iniciativas da Agenda BC+ e se comprometeu a trabalhar para o avanço das medidas estruturais que vêm sendo propostas pela instituição no sentido da redução do custo de crédito e no aumento da eficiência do sistema financeiro.
Carolina também relatou a sua experiência de 17 anos na instituição. Com graduação em administração, pós-graduação em administração financeira e mestrado em administração pública, Carolina está no Banco Central desde 2000. Ela já ocupou os cargos de chefia de gabinete da presidência do órgão e da própria diretoria de administração. Desde setembro de 2012, é chefe do departamento de comunicação da autoridade monetária.
“A natureza dessas atividades relacionadas à gestão e governança da instituição me proporcionou visão ampla acerca da necessidade de otimizar a utilização dos recursos públicos, com o objetivo de alcançar os melhores resultados em benefício da sociedade”, afirmou a indicada.
Além de participar das decisões colegiadas de política monetária do BC, a diretoria de administração é responsável por recursos humanos, recursos materiais e administração predial, gestão financeira e orçamentária, planejamento, educação corporativa e pelo provimento de cédulas e moedas ao País.
Autor: Eduardo Rodrigues
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista