Alagoas
Duplicação de trecho da AL-110 beneficia diretamente 250 mil alagoanos
Mais de 250 mil alagoanos foram beneficiados diretamente com a duplicação de um trecho de quatro quilômetros da rodovia AL-110, na zona urbana de Arapiraca. As obras foram inauguradas nesta quinta-feira (5), pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, no primeiro dia do Governo Presente no Agreste.
A duplicação do trecho urbano da AL-110 recebeu um investimento de R$ 30 milhões, em recursos próprios do Governo de Alagoas, por meio do programa Pró-Estrada.
“A obra é muito importante para o desenvolvimento de Arapiraca. Esse é o primeiro passo. A duplicação da área urbana que vai chegar até a cidade de São Sebastião era a mais complexa, porque envolvia o maior número de desapropriações. Daqui para São Sebastião, a maior parte é propriedade rural, o que facilita bastante a duplicação”, explicou Renan Filho.
“Esse trecho urbano ficou lindo, deu uma nova cara à entrada de Arapiraca. Ainda termos a instalação das passarelas e da iluminação, obras para as quais assinaremos a ordem de serviço em breve. Estamos concluindo a licitação. Mas, hoje, entregamos a obra em condições de ser percorrida, com jardins, ciclovia, toda a sinalização vertical e horizontal”, observou o governador.
O secretário Mosart Amaral lembrou que, em pouco mais de um ano de execução, o programa Pró-Estrada já chegou a quase 70 municípios alagoanos, com um saldo de mais de 800 quilômetros de rodovias e vias urbanas implantadas ou recuperadas em todas as regiões.
“O Pró-Estrada é um programa fantástico. Já contabilizamos cerca de 50% da nossa malha viária reconstruída e continuamos trabalhamos todos os dias para que esse número cresça ainda mais. Hoje, aqui em Arapiraca, estamos entregando essa obra tão aguardada pela população, que é a duplicação dos quatro quilômetros da AL-110, no perímetro urbano do município, que vai impulsionar o desenvolvimento econômico, além de garantir mais segurança a toda população”, disse o secretário.
Na avaliação do governador Renan Filho, o Pró-Estrada é um programa estratégico dentro do planejamento do Governo de Alagoas para a promoção do desenvolvimento regional e integração dos municípios alagoanos por meio de uma malha viária segura.
O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, destacou a relevância da duplicação da AL-110 para o crescimento econômico e social da cidade e lembrou outro projeto estratégico para a região: a construção do novo aeroporto.
“Essa estrada tem um simbolismo muito grande, perto do comércio, do aeroporto. Arapiraca precisava demais disso. Com essa duplicação até São Sebastião, nossa cidade dá um salto. Ela significa parceria e trabalho. Só temos a agradecer pelo trabalho do Governo em Arapiraca e em todo o Estado de Alagoas. Em breve, vamos discutir a operacionalização do aeroporto de Arapiraca, uma obra fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Já sabemos que temos o apoio do Governo nesse projeto e vamos lutar juntos para que ele seja concretizado”, disse o prefeito.
Saúde
Ainda neste primeiro dia do Governo Presente, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, entregaram duas novas Unidades de Suporte Avançado (USA), completamente equipadas, que deverão reforçar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, a partir da Base Descentralizada de Arapiraca.
Segundo o secretário Christian Teixeira, hoje, Alagoas conta com a frota de Samu mais nova do país. “Quando assumimos o Governo não havia sequer uma unidade do Samu em funcionamento em Arapiraca. Com muita responsabilidade, o Governo renovou toda a frota do Samu na cidade e na região”, lembrou.
Outras quatro ambulâncias de Suporte Básico (USB) ainda serão entregues em outras cidades do Agreste durante a 9ª edição do Governo Presente, concluindo a renovação da frota, com um total de 56 novas unidades. Dessas seis ambulâncias entregues nesta edição do Governo Presente, três foram adquiriras pelo Governo de Alagoas e três foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Ao todo, cerca de 540 mil alagoanos serão beneficiados com as novas unidades no Agreste.
“Estamos entregando essas ambulâncias no Agreste, com o Estado cumprindo seu papel de melhorar o atendimento de urgência e ajudando o Samu a salvar inúmeras vidas todos os dias em Alagoas”, disse o governador Renan Filho.
A 9ª edição do Governo Presente teve início nesta quinta-feira (5) e segue até o sábado (7), envolvendo todas as secretarias de Estado e órgãos da administração indireta.
Estão sendo beneficiados os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana, com ênfase em obras de infraestrutura, educação, abastecimento de água e assistência social.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017