Geral
Não há indícios de aceleração inflacionária nos EUA, diz presidente do Fed
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que não há sinais de que os índices de preços ao consumidor estão perto de acelerar seu ritmo nos EUA. “Ficaríamos preocupados se a inflação se desviasse da meta de 2% no longo prazo”, comentou.
De acordo com Powell, o Federal Reserve observou pressões muito suaves sobre a inflação e salários desde a Grande Recessão de 2008. “Podemos usar nossa ampla gama de instrumentos de política monetária caso o cenário mude”, comentou.
Para Jerome Powell, é necessário observar a evolução da economia americana para que o banco central dos EUA adote a decisão mais apropriada em relação à condução dos Fed Funds. “Novas altas graduais dos juros levarão a atingir os objetivos do Federal Reserve”.
O presidente do Fed ainda comentou que faz sentido o baixo ritmo de expansão dos salários médios por hora nos EUA devido às fracas produtividade e inflação no país. Os salários médios por hora avançaram 2,6% em fevereiro, em termos anuais, e desde o ano passado, em geral, a velocidade de alta fica muito próxima de 2,5% na mesma base de comparação. “A produtividade tem estado fraca desde a crise financeira”, observou Powell.
Segundo ele, não há a intenção de revisar o plano de redução do balanço do banco central americano. “O tamanho do balanço no longo prazo dependerá da demanda pública por reservas”, destacou.
Autor: Ricardo Leopoldo, correspondente
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição