Geral
Cambridge Analytica tem parceria suspensa no País
A britânica Cambridge Analytica havia formado uma parceria com o publicitário André Torretta, com mais de 20 anos de experiência em campanhas políticas, para a criação da CA Ponte. Anunciada no fim de 2017 e constituída oficialmente no mês passado, a empresa estava com tudo pronto para começar a prospectar clientes para representar para as eleições brasileiras de outubro. Torretta afirmou nessa terça-feira, 20, porém, que agora o projeto será suspenso.
O publicitário contou ao Estado que, ao longo do ano passado, negociou com a Cambridge Analytica uma parceria para uso da tecnologia de segmentação de mensagens da britânica por aqui. Segundo ele, no entanto, o serviço de envio de mensagens em redes sociais que se mostrou eficaz pela CA na campanha de Donald Trump não poderia ser replicado por aqui.
Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, ponderou o publicitário, os perfis de usuários de redes sociais não são tão bem definidos. No entanto, Torretta e a CA já tinham chegado a um sistema “tropicalizado” para garantir o envio de informações a determinados perfis de eleitores brasileiros, com um discurso adaptado conforme o posicionamento do destinatário, de moderado a radical.
Embora o acordo com a britânica agora esteja suspenso, o publicitário disse que pretende continuar de atuação em marketing político nas próximas eleições. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: Fernando Scheller
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
2TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
3CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
4CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
5INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo