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Juceal investe em métodos voltados para melhoria da prestação de serviço
Para aprimorar o serviço oferecido à sociedade e melhorar o desempenho dos setores que compõem o órgão alagoano de registro, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) está implementando programas de gestão de qualidade baseados na disciplina, organização e motivação dos servidores.
Entre as ações pré-estabelecidas para este ano, o órgão, atualmente, vem executando o programa 5S. A metodologia tem origem nas primeiras letras das cinco palavras japonesas correspondentes: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Higiene) e Shitsuke (Disciplina). Cada uma dessas palavras busca que o indivíduo desperte um juízo de responsabilidade dentro de si.
O senso de utilização refere-se a recursos e pretende evitar o gasto desnecessário de materiais para o processo produtivo da empresa. Já o de organização, ensina que é preciso ter um local definido para cada coisa, tendo assim um acesso rápido e seguro. Quanto ao de limpeza, preza pelo ambiente de trabalho sempre limpo. Os últimos dois dizem respeito à higiene e disciplina e consistem no cuidado com a saúde, partindo da higienização do local e da autogestão.
“Desenvolvemos um plano de ação a ser executado, onde constam diversas atividades, dentre elas está o programa 5S, que ao ser praticado, ele irá trazer inúmeros benefícios, melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho, modificando a maneira de executar as rotinas, contribuindo para a criação da cultura da qualidade”, afirma a assessora especial da Juceal, Tassyana Scala.
A assessora frisa que a realização de um programa de qualidade, como o 5S, traz vários benefícios tanto para a Junta Comercial, quanto para os seus clientes, aumentando a satisfação e a confiabilidade em relação aos serviços prestados.
E na busca pela excelência do registro empresarial, Scala também ressalta a organização de eventos direcionados à capacitação do servidor. “Anualmente realizamos um encontro que tem como finalidade a integração entre o quadro de comissionados e estagiários da Juceal, onde a edição deste ano aconteceu na última semana. Além disso, são desenvolvidas atividades que promovem aprendizado prático quanto ao relacionamento das pessoas bem como criar um ambiente de confiança”, complementa.
Após a capacitação dos servidores como auditores do programa 5S, serão realizadas vistorias – programadas e surpresas – em cada setor da Junta Comercial para análise do andamento da metodologia dentro do órgão.
Além do 5S, ações como a nova avaliação do fluxograma que delimita o registro de negócios; a mudança na missão, valores e visão do órgão; e a criação da política de qualidade foram realizadas durante o primeiro semestre deste ano.
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