Política
Pesquisa Ibrape em Arapiraca confirma: Renan Filho aumenta diferença sobre opositores; Renan e Téo lideram disputa para o Senado
O Instituto Brasileiro de Pesquisa (Ibrape) realizou, no último dia 22, pesquisa com 800 eleitores, na cidade de Arapiraca. O eleitorado foi ouvido sobre quem votaria para presidente da República, Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, caso as eleições fossem hoje.
Segundo o Ibrape, 89% da população de Arapiraca desaprovam e apenas 7% aprovam o governo Michel Temer. O governo de Renan Filho é aprovado por 59% e desaprovado por 30%, enquanto 23% aprovam e 71% desaprovam a gestão do prefeito Rogério Teófilo.
Na pesquisa para o Governo, foram apresentados os nomes de Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), JHC (PSB) e Mário Agra (Rede).
Segundo o levantamento, Renan Filho está em primeiro, com 41%; em segundo, aparece o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 16%; seguido por JHC com 3% e Mário Agra com 2%.
Presidente da República
Para presidente do País, 45% dos eleitores de Arapiraca votariam no ex-presidente Lula. Jair Bolsonaro está em segundo, com 11%, seguido de Marina Silva, com 9%, e Geraldo Alckmin com 3%. Ciro Gomes e Joaquim Barbosa teriam 2% cada um e João Dória 1%.
Senado Federal
Para o Senado, o Ibrape apresentou os nomes de Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela Filho (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB). Foram simulados os dois primeiros mais votados, uma vez que a eleição de 2018 irá escolher dois senadores.
Se as eleições fossem hoje, Renan Calheiros e Téo Vilela seriam os eleitos por Arapiraca. Eles estão empatados com 29% da preferência dos eleitores. Em terceiro lugar está Benedito de Lira, com 16%, seguido por João Caldas com 10% e Marx Beltrão, com 9%.
Câmara Federal
O eleitor de Arapiraca também opinou sobre quem quer que seja seu representante na Câmara Federal.
Foram apresentados 16 nomes de pretensos pré-candidatos. Quem lidera é o deputado estadual Ricardo Nezinho, com 21%, seguido de Heloísa Helena, com 9,7%, Ronaldo Lessa com 7,6%, Rodrigo Cunha aparece em quarto, com 6,7%; Severino Pessoa, com 5,5%, Carimbão, com 5,2%, JHC, com 2,0%; Paulão, com 1,7%; Arthur Lira, também com 1,7%. Maurício Quintella e Pedro Vilela estão empatados com 1%. Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.
O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Rogério Teófilo tem a pior avaliação do Estado
O Ibrape também quis saber a opinião do eleitorado sobre a administração do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), empossado em janeiro deste ano. Segundo a pesquisa, apenas 2% consideram a gestão do atual prefeito ótima. Para 12%, Téofilo está sendo bom, enquanto 18% consideram a gestão regular, 17% ruim e 47% avaliam como péssima.
A pesquisa ainda mostra que 71% desaprovam a maneira como o prefeito administra a cidade, enquanto 23% aprovam a atual gestão
Este resultado coloca Rogério Teófilo como o pior avaliado entre os gestores do Estado, nas pesquisas realizadas até agora: o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), teve aprovação, de 59%, no mês de abril; Renato Filho (sem partido), prefeito do Pilar, teve aprovação de 86%; Júlio Cézar (PSB), de Palmeira dos Índios, apresentou um índice de aprovação de 67% e Gilberto Gonçalves (PP), de Rio Largo, foi aprovado pelo eleitorado com um percentual de 49%.
Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores de Arapiraca consideram que o prefeito Rogério Teófilo está sendo pior do que a sua antecessora, Célia Rocha; 17% avaliam que ele está melhor, enquanto 14% consideram igual as duas gestões.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos