Cidades

Operação Sufoco reduz assaltos a ônibus em Maceió no primeiro bimestre

14/03/2017
Operação Sufoco reduz assaltos a ônibus em Maceió no primeiro bimestre
Atuação da polícia coibiu ocorrências. Thiago Sampaio

Atuação da polícia coibiu ocorrências. Thiago Sampaio

O número de assaltos a ônibus registrou queda de 19,5% nos primeiros dois meses do ano com a intensificação da Operação Sufoco na capital. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) criou planos de ação que geraram resultados positivos nesse início de ano, coibindo a criminalidade dentro dos coletivos.

“Colocamos operação em horários alternados com as duas polícias revistando homens e mulheres, focando os locais avaliados como mais críticos e deu certo. A Operação Sufoco intimidou os assaltantes e tivemos esse resultado considerado bastante positivo para nós, para as empresas e profissionais que trabalham no transporte público da capital e para os usuários de coletivos”, afirma o secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Junior.

Após aumento de ocorrências em relação a janeiro do ano passado, a secretaria determinou o início da operação em fevereiro. Em janeiro deste ano, 67 assaltos foram contabilizados, cinco a mais que o número registrado ano passado (62 assaltos). Com o aumento de 8,1% em janeiro, a Operação Sufoco foi iniciada para conter e reduzir o crescimento desse tipo das ocorrências.

As abordagens da polícia foram fundamentais para essa redução. As ações realizadas em diversos bairros da capital conseguiram frear e derrubar o aumento nos roubos a coletivos, assim como prender os responsáveis pelo crime.

Só no mês de fevereiro a redução atingiu 29,6%. Enquanto 69 assaltos foram registrados em fevereiro deste ano, 98 haviam sido praticados no mesmo mês do último ano.

Além de coibir assaltos, a operação prendeu os envolvidos nos crimes praticados nos coletivos. Entre os dois primeiros meses deste ano, 22 pessoas foram detidas.