Cidades

Obras de mobilidade mudam realidade dos moradores da grota do Pau D’Arco

06/03/2017
Obras de mobilidade mudam realidade dos moradores da grota do Pau D’Arco
Comunidade está sendo beneficiada com a construção de 1.600 metros lineares de escadarias e 3 mil metros de passeio. (Foto: Thiago Sampaio)

Comunidade está sendo beneficiada com a construção de 1.600 metros lineares de escadarias e 3 mil metros de passeio. (Foto: Thiago Sampaio)

Aos poucos, as barreiras e ruas tomadas por buracos na grota do Pau D’Arco, localizada no bairro do Jacintinho, vão dando lugar a grandes escadarias e pontilhões espalhados pela comunidade. Por onde passa, a dona de casa e moradora Neide Maria da Silva já sente as melhorias de mobilidade no cotidiano da sua família.

“Quando vim morar na grota, há quatro anos, encontrei o espaço totalmente destruído. A situação era crítica, as nossas escadarias eram depredadas e abandonas e até feitas pelos próprios moradores. O acesso melhorou bastante; temos passeios e escadarias com corrimão e o melhor é que ainda vai mudar muito mais”, comemora a moradora.

A comunidade foi beneficiada com a construção de quinze escadarias, já finalizadas, totalizando mais de 1.600 metros lineares do equipamento urbano. Além disso, foram construídos três pontilhões de concreto e cinco de madeira, proporcionando maior mobilidade aos moradores.

Na grota do Pau D’Arco, a população foi contemplada ainda com a construção de 451 metros lineares de canaletas para o escoamento da água da chuva, evitando o acúmulo nas encostas e prevenindo desabamentos. Foram também executados mais de três mil metros de passeios, que proporcionam espaços de convívio e lazer para os moradores.

“As calçadas ficaram ótimas. Agora, meus filhos podem usar a bicicleta, porque antes não conseguiam descer. Além disso, facilitou o acesso de motos que fazem entregas para os moradores. Ficou tudo maravilhoso. Além disso, temos até um espaço para as crianças brincarem”, comemora Neide Maria.

Segundo a dona de casa, com as obras próximas do fim, os moradores passaram a prestigiar mais o lugar onde moram e as casas onde vivem. “De primeiro, as pessoas não valorizavam o lugar e, agora, isso mudou. A segurança também melhorou; está bem mais tranquilo aqui. O pessoal não faz mais arruaça”, conta.

Como parte do programa estadual Pequenas Obras, Grandes Mudanças, ainda são realizadas pinturas das casas nas grotas, visando promover um ambiente mais bonito e agradável, com cores diversas e pinturas que reproduzem elementos da natureza e da vida em comunidade.

CO secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta a importância do programa, que já transforma a realidade dos moradores em 13 comunidades de Maceió.

“Este programa é um exemplo do quanto o Governo pode beneficiar a vida do cidadão que mais precisa. O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é muito mais que construir equipamentos urbanos. As obras elevam a autoestima e a qualidade de vida de pessoas que viveram anos abandonadas pelo poder público. Neste ano, o governador Renan Filho já determinou que o programa será intensificado chegando a mais grotas da capital, beneficiando um maior número de pessoas”, declarou Mosart Amaral.