Cidades
Fábrica da Pedra demite 402 funcionários em Delmiro Gouveia
A direção da Fábrica da Pedra informou, nesta terça-feira, 31, que, devido à crise, teve que demitir 402 dos 420 trabalhadores que estavam em férias coletivas há oito meses. Somente 18 funcionários vão continuar na empresa, de propriedade do Grupo Carlos Lyra.
Em abril de 2015, a indústria teve o fornecimento de energia elétrica cortado por falta de pagamento. A Fábrica da Pedra devia cerca de R$ 2,5 milhões e estava tentando negociar o débito com a Eletrobrás.
As partes não chegaram a um consenso e a direção da empresa decidiu dar férias coletivas para todos os 420 trabalhadores.
A Fábrica da Pedra foi inaugurada em 5 de junho de 1914 por Delmiro Gouveia. Nos primeiros anos, operava os teares com mais de 800 operários, produzindo mais de dois mil carretéis de linhas para costura, rendas e bordados.
Os produtos de qualidade rapidamente ganharam espaço no mercado externo, passando a exportar para Argentina, Chile e Peru.
Em 1926, a Fábrica é vendida ao grupo empresarial pernambucano Irmãos Menezes e Cia, administrado pela família Lacerda de Menezes, que manteve-se à frente do empreendimento até 1986. Neste ano, a fábrica foi adquirida pelo grupo Cataguases Leopoldina do empresário mineiro Ivan Müller Botelho, passando a chamar-se MultiFabril Nordeste S/A.
Em 1992, é adquirida pelo grupo empresarial Carlos Lyra, com quem permanece até hoje com a denominação Fábrica da Pedra – Fiação e Tecelagem.
Mais lidas
-
1ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
2INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
3OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
4OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?