Política
Temer recebe futuro secretário-geral da ONU e chefes de Estado da CPLP

Temer tem encontros prévios com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. (Foto: Reprodução/Internet)
O encontro da CPLP terá início às 15h25 no Palácio do Itamaraty, com a recepção aos chefes das delegações dos países participantes. Ainda pela manhã, no Planalto, Temer tem encontros prévios com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, às 11h, e com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, às 11h30, com quem assinou acordo sobre serviços aéreos.
Ao meio-dia está previsto um encontro com o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente; às 12h30, com o presidente do Timor Leste, Taur Matan Ruak. Às 15h, já no Itamaraty, Temer se encontrará com o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo.
Cooperação será aprofundada
A CPLP é uma conferência que tem como objetivo aprofundar a cooperação entre nove países membros, com o objetivo de avançar em projetos em áreas como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.
Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O encerramento da CLPL, que em 2016 comemora 20 anos, será amanhã (1º de novembro).
Ao final do evento no Itamaraty, será definido, por meio da Declaração de Brasília, o plano de trabalho da organização para os próximos anos. Neste ano, o tema da conferência é a agenda para desenvolvimento sustentável em 2030. Caberá ao Brasil presidir o grupo pelo próximo biênio, no lugar do Timor Leste.
A sessão de trabalho da conferência está prevista para às 17h, após a cerimônia de recepção das delegações no Itamaraty e da sessão de abertura. Às 20h, Temer oferecerá, no Palácio do Alvorada, um jantar em homenagem aos chefes de delegações.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
4FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió