Cidades

Sindilojas Palmeira celebra o Dia do Comerciante

14/07/2016
Sindilojas Palmeira celebra o Dia do Comerciante
DSC_0150

Durante a confraternização, foi divulgada a informação de que a reabertura da agência do Ministério do Trabalho no município acontecerá em breve

O Dia do Comerciário foi marcado em Palmeira dos Índios por uma boa notícia. O Ministério do Trabalho e Emprego – Agência Regional de Palmeira – está mais próxima de reabrir após um ano interditada. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vai elaborar os projetos de reforma das unidades em Palmeira e também Arapiraca. A notícia foi divulgada durante um almoço que reuniu os associados do Sindilojas Palmeira para celebrar a data.

O almoço, promovido pelo Sindilojas Palmeira e apoiado pela Fecomércio, contou com as presenças do presidente da Fecomércio, Wilton Malta, e do superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Israel Lessa. Após o almoço, o presidente do Sindilojas Palmeira, Gilton Lima, Malta e Lessa fizeram uma visita à sede da agência.

Das oito agências em Alagoas, quatro foram interditadas entre elas as agências de Arapiraca, Palmeira e União dos Palmares. Segundo Israel Lessa, a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, publicou um decreto no ano passado proibindo novas contratações, locações e reformas. “O Ministério tem recursos, mas ficou impedido de utilizá-lo em decorrência do decreto”, explicou Lessa.

Em Arapiraca, a Fecomércio locou um prédio, pois a interdição geraria transtornos para trabalhadores e os empresários. Em Palmeira, quem necessita da agência busca os municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema e até o estado vizinho de Pernambuco. A agência de Palmeira fazia três mil atendimentos por mês.

A verba está disponível, mas a liberação depende da apresentação do projeto. Gilton Lima intermediou o diálogo com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, que assegurou a viabilização dos projetos das agências em Arapiraca e Palmeira.

Na avalição de Gilton Lima, Malta e Lessa a reforma não deverá ser grande, pois se trata de infiltração e ajustes na rede elétrica e hidráulica. A justificativa para a interdição foi a alegação de insalubridade no ambiente.

CELEBRAÇÃO

Gilton Lima agradeceu a presença dos associados e os convidou para dar sequência à elaboração da Agenda Positiva do município, que será entregue a todos os pré-candidatos a prefeito da cidade.

O presidente da Fecomércio, Wilton Malta, comentou que o momento econômico não é favorável e convidou os empresários a reagir. Malta lembrou ainda a contribuição social da categoria ao gerar empregos e econômica, quando se reportou a ao pagamento de impostos.