Geral

Cristiano Ronaldo pode entrar para sempre na história da Euro se fizer um gol

14/06/2016
Cristiano Ronaldo pode entrar para sempre na história da Euro se fizer um gol
(Foto: Bruno Barros/DPI/NurPhoto/Getty Images) Cristiano Ronaldo Comemora Gol Portugal Estonia Amistoso 08/06/2016

(Foto: Bruno Barros/DPI/NurPhoto/Getty Images) Cristiano Ronaldo Comemora Gol Portugal Estonia Amistoso 08/06/2016

Cristiano Ronaldo pode escrever de vez seu nome na história da Eurocopa nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), quando Portugal estreia na competição contra a Islândia, em Saint-Étienne. Para isto, basta ele fazer o que sabe de melhor: marcar um gol.

Caso vá às redes, CR7 vai se tornar o primeiro atleta na história a anotar em quatro Eurocopas seguidas. Na segunda-feira, Ibrahimovic teve a chance de alcançar a mesma marca durante o jogo da Suécia contra a Irlanda, mas não conseguiu.

Cristiano marcou duas vezes na Euro-2004, contra Grécia e Holanda, uma vez na edição de 2008, contra a República Tcheca, e três na Euro-2012: dois tentos contra a Holanda, um contra a República Tcheca. Se fizer nesta terça, contra os islandeses, entra para o Guinness Book.

Segundo o treinador de Portugal, Fernando Santos, vontade é o que não falta ao gajo.

“Cristiano está muito bem, está ótimo, muito motivado desde que chegou. Já vinha motivado pela conquista da Liga dos Campeões, e agora está mais motivado ainda, porque todos sabemos que ele tem um sonho, uma visão e um objetivo, que é fazer história nesse campeonato”, afirmou.

Muito se diz, aliás, que esta talvez seja a última Euro de Cristiano Ronaldo, que tem 31 anos. Para Santos, no entanto, o astro do Real Madrid ainda vai jogar em alto nível por mais tempo.

“Não me parece (que seja a última Euro). Cristiano ainda terá mais alguns bons anos pela frente. Mas todos os jogadores, independentemente da idade, seja 18 ou 38, têm que pensar em jogar como se fosse a última, no bom sentido. Ou seja, fazer de tudo para vencer e mostrar sua qualidade, sua criatividade e seu talento”, discursou.

Para o volante João Moutinho, inclusive, CR7 é como um bom vinho: quanto mais velho, melhor fica.

“Seu estilo mudou durante os anos. Eu o acompanho desde sempre, porque sou só um ano mais novo, e tive o privilégio de jogar com ele na base do Sporting, e vejo que se tornou mais objetivo, procura sempre o gol, e por isso tem sido um sucesso e marcado tantas vezes”, opinou.

“Espero que possa dar continuidade nisso agora na seleção. Esse instinto que ele tem de marcar gols será decisivo para conseguirmos uma vitória contra a Islândia”, acrescentou.

Nesta Euro, Ronaldo pode ainda pensar mais longe: se marcar quatro vezes, vai se tornar o maior artilheiro do torneio da Uefa, superando o francês Michel Platini, que anotou nove vezes na competição. O vice-artilheiro histórico é o inglês Alan Shearer, com sete.

Até hoje, CR7 marcou seis gols, ficando em um “clube seleto”, que conta também com craques como o próprio Ibrahimovic, além de Thierry Henry, Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy  – e outros não tão craques, como o português Nuno Gomes.

Nesta terça, Cristiano é titular garantido no 11 inicial de Portugal para pegar a Islândia. Ele não sabe, porém, se terá ao seu lado Ricardo Quaresma, com quem fez grandes jogadas no recente amistoso contra a Estônia, vencido por 6 a 0 pelos lusos.

Quaresma se recupera de lesão, e Fernando Santos não contou se arriscará a entrada do jogador ou se vai poupá-lo: “Se vai jogar ou não, só direi antes da partida”.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X ISLÂNDIA

Local: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 14 de junho de 2016 (terça-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (TUR)

PORTUGAL: Rui Patrício; Vieirinha, Pepe, Bruno Alves e Eliseu; Danilo Pereira, João Mário e João Moutinho, Nani, Cristiano Ronaldo e Quaresma (Éder) Técnico: Fernando Santos

ISLÂNDIA: Halldorsson; Saevarsson, Árnason, Sigurdsson e Skúlason; Bjarnason, Gylfi Sigurdsson, Gunnarsson e Gudjohnsen; Bodvarsson e Sigthorsson Técnicos: Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerback