Cidades
Secretaria de Educação realiza entrega livros para a educação infantil em Marechal

Brilho nos olhinhos e sorriso no rosto. Foi assim que as cerca de 600 crianças de cinco creches municipais: Emília, Manoel Soares de Almeida, Maria do Carmo Coelho, Tiaraju Nunes e Nossa Senhora de Fátima, receberam as centenas de brinquedos pedagógicos e livros literários entregues pela Secretaria de Educação nesta quinta-feira (09), na solenidade que aconteceu na Creche Profº Márcio Lacerda, no conjunto Adélia Lira, no Alto da Boa Vista.
Os itens foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Brasil Carinhoso do Governo Federal. A coletânea é composta por livros cartonados, livros de pano e diversos livros de banho, com histórias para incentivar o trabalho pedagógico e lúdico desenvolvido com as crianças. Já na lista de brinquedos estão bonecas, carrinhos, fantoches, quebra-cabeças, bolas, pula-pula, cozinhas infantis, escorregador de plástico, playground, entre outros.
Para a coordenadora geral das creches municipais, Angelita de Souza, a ação é uma conquista para os alunos com idade entre 2 a 6 anos, atendidos pela rede educacional. “Toda coleção foi escolhida por nossa equipe com intuito de estimular a criatividade das crianças. Os alunos escolherão dentro de sala, os brinquedos que querem brincar, e os livros que irão ler, e isso ajudará demais no desenvolvimento pedagógico, pois, se nessa fase de iniciação, o ensino começar de uma boa forma, as chances do progresso são muito mais eficazes”, argumenta.
Na solenidade, os alunos também receberam o fardamento escolar. Composto de bermuda e camiseta, o kit foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Maragogi. O secretário de Educação, Gino César, reiterou a importância das novas aquisições. “Visamos proporcionar às crianças atividades de recreação educativa ao mesmo tempo em que elas aprendem a dividir e compartilhar. É essencial frisar que nesse momento de crise pelo qual o país atravessa, a gestão se empenhou e disponibilizou recursos para o fornecimento do fardamento de todos os alunos que compõem a rede municipal de ensino”, declarou.
Para o prefeito Henrique Madeira, esse é um investimento no futuro da educação maragogiense. “A educação é o maior legado que podemos deixar. Esses brinquedos têm como função estimular a interação, a coordenação motora e o desenvolvimento das habilidades física e mental das crianças. Além disso, todo esse material garante um ambiente de acolhimento para os alunos que passam grande parte do dia na creche enquanto suas mães e pais trabalham. É muito gratificante poder proporcionar essa alegria e enriquecimento educacional para essas crianças”, atesta.
Ele ainda reforçou que essa é apenas uma parte dos investimentos do governo municipal, que seguirá estruturando toda a rede de ensino. “Apesar das dificuldades, nós estamos buscando ofertar sempre a melhor estrutura para os alunos, com a construção e reforma das creches e unidades de ensino, a aquisição de livros didáticos e brinquedos, e com o fornecimento do fardamento escolar. Isso significa também uma economia para os pais. Portanto, continuamos trabalhando para proporcionar a educação e aprendizado que nossos estudantes merecem”, finalizou Madeira.
A solenidade também contou com a presença do vereador César da Leni, do fundador da creche, empresário Marcelo Lacerda, de secretários municipais, servidores da educação, além de centenas de mães e pais.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas