Política

Deputado itinerante, Rodrigo Cunha aproxima população do poder legislativo

28/05/2016
Deputado itinerante, Rodrigo Cunha aproxima população do poder legislativo

Rodrigo Cunha levou informações sobre o poder legislativo e conversou com palmeirenses durante o projeto “Deputado na Praça”.  (Foto: Lucianna Araújo)

Rodrigo Cunha levou informações sobre o poder legislativo e conversou com palmeirenses durante o projeto “Deputado na Praça”.
(Foto: Lucianna Araújo)

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) esteve na semana passada em Palmeira dos Índios em mais uma etapa da ação do projeto “Deputado na Praça”. A intenção do parlamentar é aproximar a população das atividades realizadas pelo legislativo.

Na quarta-feira (18), ele esteve na Praça da Independência, no Centro de Palmeira, conversou com estudantes, comerciantes e pessoas que passavam pelo local, divulgando as ações, prestando contas, fazendo a transparência do mandato e divulgando, também, o projeto “Deputado por um dia”.

Neste último projeto, uma pessoa é escolhida para passar um dia inteiro com o deputado Rodrigo Cunha, desde o programa matinal em uma emissora de TV, café da manhã, despachos no gabinete e almoço, até a participação da sessão ordinária na Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas. Três palmeirenses já participaram desta ação.

De acordo Rodrigo Cunha, os projetos e ações têm sido abraçados pela população de maneira positiva. No “Deputado na Praça” são distribuídos informes, material educativo, e também são apresentados jogos e atividades lúdicas como forma de atrair a população para a política. “A ação ‘Deputado na Praça’ representa aquilo que o nosso mandado quer ser, que é justamente construir as pontes entre os cidadãos e os políticos. Aquela ideia de que o político é algo inalcançável, e muitas vezes é tido como um ídolo tem que parar de existir. Político deve, na verdade, prestar contas de suas atividades como parlamentar, dos recursos que recebe na Assembleia Legislativa e também estar próximo da população. Então nada melhor do que buscar as pessoas e não esperar elas chegarem, mas sim buscá-las. E uma das formas é através do centros, das praças, colocando uma forma interativa com as pessoas. Tenho um carinho enorme por Palmeira dos Índios, até pela proximidade com a minha terra natal que é Arapiraca. Essa cidade me abraçou durante a campanha eleitoral de uma forma legítima, principalmente a turma mais jovem”, completou.

O “Deputado na Praça” também já foi realizado em Maceió e o próximo município a receber o projeto será São Miguel dos Campos. A cada dois meses, Rodrigo Cunha leva o projeto para Arapiraca, cidade onde nasceu e que no momento não tem pretensões políticas para uma candidatura à prefeitura do município, como informou sua assessoria.

Lei da Mordaça

Rodrigo Cunha disse, ainda, que durante uma conversa com os estudantes de Palmeira, percebeu as dificuldades que eles têm enfrentado dentro das salas de aulas, principalmente depois da recente aprovação do projeto Escola Livre, pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do estado, que de certa forma tem prejudicado o ensino e deixado os professores tolhidos de suas atuações. “Os alunos estão sentindo isso na pele. Nós como parlamentares temos a responsabilidade de saber que além das leis em si, do papel que elas representam e que elas trazem um reflexo para a sociedades. E esta lei, no caso da Escola Livre, foi refletida de forma imediata”, frisou.

Rodrigo Cunha votou contra o “Escola Livre”, projeto de autoria do deputado Ricardo Nezinho e que virou lei para as escolas estaduais de ensino público. “O deputado Bruno Toledo, está solicitando a retirada dos anexos que foram colocados de uma forma absurda antes de a Lei ser aprovada. E aí sim é onde contam as informações da Lei da Mordaça. Por ali, o professor não pode se manifestar sobre alguma coisa que seja o contrário do que um pai ou uma mãe concorde ou não. Isso é um absurdo. Um projeto de lei do deputado Ronaldo Medeiros busca justamente anular a lei que foi aprovada. Estes dois projetos terão tramitação normal. Mas o governo do estado, sindicatos e o Ministério da Educação estão tomando providências jurídicas, e se a lei for considerada ilegal não é necessário ter outro tipo de trâmite dentro da Assembleia Legislativa”, finalizou.

Informações e inscrições sobre o projeto Deputado podem ser obtidas no endereço: www.rodrigocunha.org

Outras informações estão disponíveis nas redes sócias do deputado: rodrigocunhaal

A ação também já foi realizada em Arapiraca e Maceió, e o próximo município a receber o projeto Deputado na Praça será São Miguel dos Campos.