Geral
China cria ônibus que ‘passa por cima’ de engarrafamentos
Engenheiros chineses apresentaram um protótipo de um ônibus elevado que não vai parar em engarrafamentos. O modelo funcionará através de um sistema de trilhos que lhe permitirão circular acima dos automóveis particulares, informou a emissora governamental CCTV. A miniatura do Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi apresentada pela empresa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim.
Este tipo de ônibus se movimenta através de trilhos que se situam entre si a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável se eleva o corpo do aparelho, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos. O amplo espaço que fica abaixo do corpo do ônibus permite que os carros avancem sob a máquina, ou – se houver engarrafamentos – que o ônibus avance sobre eles.
Segundo os dados divulgados pela CCTV, este transporte público teria uma capacidade de 1.200 pessoas por aparelho. O primeiro teste está previsto para o segundo semestre deste ano, na cidade de Qinhuangdao, província de Hebei, no norte da China. Se bem-sucedido, o ônibus poderá a começar a circular ainda em 2016.
De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, o TEB seria composto por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros. O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar