Geral
CGE e Seades fortalecem parceria para transparência e acesso à informação
A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, apresentou ao secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. Antônio Pinaud, nesta terça-feira (25), as medidas adotadas pelo Governo de Alagoas no sentido de ampliar a transparência e fortalecer o diálogo com o cidadão.
Na sua explanação, Maria Clara falou sobre o papel da Controladoria, a necessidade de otimizar os recursos públicos e a importância dos princípios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
De acordo com Maria Clara, o cumprimento da Lei de Acesso à Informação por parte dos órgãos públicos estaduais tem sido constantemente acompanhado pela Controladoria Geral do Estado (CGE). “Cumprir a Lei de Acesso não é opção. Ela tem que ser cumprida. Todos os gestores do Executivo estão empenhados para estabelecer essa cultura dentro dos órgãos estaduais”, frisou a controladora.
O secretário Antonio Pinaud ressaltou a parceria entre os órgãos públicos e a CGE na qualidade do atendimento ao cidadão alagoano. “O desafio é o controle social estabelecido nessa parceria, com os órgãos articulados para viabilizar, com qualidade, a instrumentalização dessa estrutura de controle, a exemplo dos conselhos municipais de assistência e desenvolvimento social e conselhos de segurança alimentar e nutricional, que têm intensa participação da sociedade civil organizada”, disse Pinaud.
Na Escala Brasil Transparente, o Estado de Alagoas ocupa o 17º lugar. Com as medidas adotadas, o objetivo da Controladoria é melhorar a posição do Estado no que se refere à transparência.
A controladora Maria Clara Bugarim também ressaltou que o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é uma ferramenta fundamental para o controle social e por isso tem realizado um trabalho junto aos órgãos para sua implementação. “Os órgãos estaduais devem ter um SIC online e presencial, onde o cidadão possa buscar a informação, sendo respeitado o prazo de resposta”, observou Clara.
O cidadão também pode utilizar o Portal da Transparência Graciliano Ramos, reformulado para dar celeridade e precisão na busca. Entre as novidades do Portal, o cidadão tem acesso a informações sobre patrimônio, convênios e despesas anteriores.
Para Antônio Pinaud, as ferramentas disponibilizadas pela Controladoria vão contribuir para o controle social. “Estou certo de que Alagoas pode fazer a diferença e se tornar referência no acesso à informação. A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social se compromete a colaborar em tudo que estiver ao seu alcance”, disse o secretário.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar