Cidades
Gabinete Civil promove Dia D nas comunidades quilombolas de Alagoas


Gabinete Civil levará serviços de saúde, assistência social, emissão de documentos, além de realizar o casamento coletivo (Foto: Arquivo Ana Laura Loureuro/UFPE)
O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, vai realizar na sexta-feira (27), a primeira edição do “Dia D Governo Presente”. A comunidade quilombola Guaxinim, localizada no município de Cacimbinhas, será a primeira a receber o projeto, que leva serviços de saúde e cidadania especificamente para comunidades quilombolas e indígenas do interior de Alagoas.
A previsão é de que cerca de 90 famílias da comunidade quilombola Guaxinim sejam atendidas pelo Governo. As atividades serão realizadas na Escola Municipal João Oliveira dos Reis, em parceria com a Prefeitura Municipal e envolvendo órgãos estaduais e municipais.
Com o projeto, o Gabinete Civil pretende levar às comunidades serviços de saúde, assistência social, emissão de documentos, como carteira de identidade, além de realizar o casamento coletivo.
“A garantia dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos é uma das prioridades do governador Renan Filho e transcorre pelo acesso à documentação básica, ao reconhecimento da cidadania destes povos tradicionais. Ter esses documentos auxilia no processo de autoidentificação, na organização social e política dos quilombolas”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista