Cidades
Atalaia celebra com atividades o dia de Luta Antimanicomial
Para celebrar o Dia de Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Dr. Luiz Augusto da Rocha Tenório, de Atalaia, promoveu um dia cheio de atividades com o intuito de conscientizar a população e combater o preconceito que cerca as pessoas com transtorno mental.
Durante todo o dia, os usuários participaram ativamente da programação que contou com várias atividades: rodas de conversa, palestras, e também, a exposição de seus trabalhos artesanais feito com cartazes e tinta.
Para a coordenadora do CAPS, Fernanda Fidéllis, o preconceito ainda é grande. “Muitas vezes as limitações são impostas pela própria sociedade. Todos devem mudar o pensamento preconceituoso, e se conscientizar que a inclusão é muito importante. Para nossa equipe, o sentimento é de satisfação ao observar o crescimento e a melhoria dos tratamentos humanizados”, defende.
Ainda segundo ela, o intuito da programação é incentivar a reflexão sobre a questão do preconceito e difundir que o paciente tem melhor qualidade de vida quando tratado e inserido na sociedade. “Hoje conseguimos fazer com que os usuários se sintam bem, priorizando sua liberdade e levando em consideração a autonomia e a reinserção social pelo acesso ao lazer, fortalecendo assim, os vínculos familiares e ao trabalho”, concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa