Cidades
Penedo: Pacientes do CAPS Penedo comemoram Luta Antimanicomial

Acabar com os manicômios, possibilitando que os pacientes sejam tratados, mas mantendo a convivência familiar e social, esse é o objetivo da Luta Antimanicomial, que tem no dia 18 de maio, o seu dia “D”. Engajado nessa campanha, o CAPS- Centro de Apoio Psicossocial de Penedo realizou nesta sexta-feira (20), no Centro Histórico de Penedo um trabalho informativo e apresentação dos trabalhos de artesanato desenvolvido pelos pacientes.
Durante toda a manhã, os pacientes distribuíram panfletos sobre o tema, conscientizando a população sobre a necessidade de se acabar com os manicômios, processo esse que teve início em 2001, com a criação dos CAPS em todo o país e a aprovação da Lei Paulo Delgado, que instituiu as novas diretrizes políticas, em relação ao tratamento de pacientes psiquiátricos.
De acordo com a diretora do CAPS Penedo, Neide Pessoa Moreira Lopes, a Luta Antimanicomial tem avançado em seu propósito, de evitar que pessoas sejam trancadas em hospitais psiquiátricos, por conta de doenças mentais.
“Estamos sempre trabalhando na inclusão social, para dar maior autonomia aos pacientes. Apesar da nossa luta, ainda existem manicômios espalhados por todo Brasil e pessoas que ficam muito tempo trancados neles”, explicou a diretora.
A principal proposta para se acabar com os manicômios é a criação de leitos em hospitais públicos para que os pacientes psiquiátricos possam ser tratados em períodos de crise, mas posteriormente liberados para o convívio familiar. No CAPS Penedo, além de acompanhamento psiquiátrico, os pacientes realizam atividades terapêuticas, esportivas e culturais, promovendo assim a inclusão social.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos