Cidades
Projeto-piloto para a primeira infância terá início nos próximos dias, em Murici


Projeto irá fortalecer e ampliar as políticas públicas que beneficiem crianças de zero a seis anos em Alagoas (Foto: André Palmeira)
Para fortalecer e ampliar as políticas públicas que beneficiam crianças de zero a seis anos, a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, vem trabalhando em um projeto que integra as pastas da Saúde, Educação e Assistência Social.
As atividades iniciais serão no município de Murici, que nos próximos dias recebe técnicos para a efetividade da ação. Representantes dos segmentos envolvidos se reuniram na quarta-feira (18), para a implementação do projeto.
De acordo com Renata Calheiros, esse é um momento de amadurecimento do projeto, após ações de planejamento, diagnóstico e estudo da situação da primeira-infância no Estado.
“Verificamos as ações exitosas realizadas com foco nesse público-alvo, com as gestantes e crianças de zero a seis anos e, ao longo desse período, estamos discutindo em âmbito municipal e estadual, além do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). Então, chegou o momento de criarmos esse grupo técnico intersetorial, para traçar as ações que já foram pré-definidas e, finalmente, a apresentação da equipe que vai trabalhar na implementação desse projeto e validar as atividades que estão sendo realizadas”, ressaltou a primeira-dama.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud explica que é fundamental priorizar as ações para essa faixa etária, para que por meio de medidas assertivas, uma nova geração de alagoanos possa ser preservada de índices negativos.
“Nossa expectativa é que seja possível reverter indicadores negativos da primeiríssima e primeira-infância. E, esse projeto-piloto em Murici será uma referência para os outros municípios. A convergência, para que sejamos uma única equipe, embora tenhamos funções distintas, vai ser fundamental para o sucesso do projeto. E todos estão empenhados para que isso aconteça”, disse Pinaud.
O vice-prefeito de Murici, Olavo Neto, relata que, mais do que nunca, a presença do Estado vem sendo efetiva no município, e comemora o início do projeto em sua cidade.
Na próxima semana, os técnicos das três áreas envolvidas farão uma imersão em Murici para conhecer os equipamentos sociais e a estrutura do município.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos