Cidades

Detran promove momento de reflexão sobre riscos no trânsito em Maceió

18/05/2016
Detran promove momento de reflexão sobre riscos no trânsito em Maceió

Ocasião contou ainda com um momento de reflexão, após a exibição de dois filmes publicitários que fazem parte da campanha do Maio Amarelo (Foto: Ascom/Detran)

Ocasião contou ainda com um momento de reflexão, após a exibição de dois filmes publicitários que fazem parte da campanha do Maio Amarelo (Foto: Ascom/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), realizou nesta terça-feira (17), uma ação educativa no Colégio Santa Madalena Sofia, localizado no bairro do Farol, com o propósito de conscientizar os alunos da instituição, sobre o alto índice de acidentes com vítimas fatais, ocasionados pela imprudência e a falta de atenção de diversos condutores. A ação que contou com o apoio da Chefia de Educação para o Trânsito do Detran-AL e a equipe da operação Lei Seca Alagoas, foi marcada também pela presença de educadores que realizaram uma intervenção voltada para o comportamento e a segurança no trânsito.

A ocasião contou ainda com um momento de reflexão, após a exibição de dois filmes publicitários que fazem parte da campanha do Maio Amarelo e estão sendo veiculados na mídia alagoana. Os filmes trazem depoimentos de familiares que perderam seus entes queridos vítimas de acidentes de trânsito como, Flávio Jorge, que perdeu seu filho, Fabrício de Melo, de apenas 13 anos, após um veículo avançar o sinal vermelho atropelando o adolescente na faixa de pedestre, no dia 27 de outubro de 2014, na Av. Fernandes Lima.

Este foi um dos momentos mais emocionantes do evento, pois Fabrício era aluno do colégio Madalena Sofia, onde estava sendo realizada a ação de conscientização. A tragédia trouxe traumas para os amigos do adolescente, que demonstraram bastante comoção, por sentir a ausência do colega de classe, que infelizmente se tornou parte da estatística de vítimas fatais de crimes de trânsito em Alagoas. Durante o momento de reflexão, o diretor-presidente do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, bastante emocionando fez uso da palavra, destacando o sentimento de responsabilidade dos alunos que serão futuros condutores e o dever de fiscalizar as atitudes dos pais no trânsito.

 

“A pressa não adianta nada e não é um minuto ou um segundo que vai remeter a uma situação diferente na vida da gente. Precisamos trazer o sentimento de responsabilidade, pois o sofrimento de um pai, como Fabrício, nos comove. Agradeço imensamente a oportunidade de estar aqui hoje, desde o ano de 2015 tem sido um grande desafio pra mim. A operação Lei Seca não foi criada para constranger ninguém, mas para celebrar dados de vidas salvas, dados que tragam na estatística a certeza que vale apena fazer um trânsito seguro se cada um fizer a sua parte”, ressaltou o presidente do órgão.

CONSCIENTIZAÇÃO 

Outro momento aconteceu também na manhã desta terça-feira, quando uma equipe de Educação para o Trânsito, Serviço Social e Articulação Regional do Detran-AL apresentaram o Movimento Maio Amarelo e distribuíram material educativo como forma de conscientizar, os usuários que estavam esperando atendimento nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC’s) em Maceió.

 

“Apresentar o movimento para os condutores, pedestres, ciclistas e todos que fazem parte do trânsito de alguma forma, é uma maneira de trabalhar a conscientização dessas pessoas para que possamos reduzir o número de acidentes no trânsito”, comenta Carla Souza, Chefe de Articulação Regional.