Política

Manifestantes simulam ‘enterro da democracia’ em ato em Porto Alegre

14/05/2016
Manifestantes simulam ‘enterro da democracia’ em ato em Porto Alegre
Manifestantes chegaram a deitar no chão em protesto (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Manifestantes chegaram a deitar no chão em protesto (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Manifestantes realizaram um “enterro da democracia” na tarde e noite desta sexta-feira, 13, no Centro de Porto Alegre. O grupo é formado por estudantes do curso de teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que protestam contra a integração do Ministério da Cultura ao da Educação, medida tomada pelo presidente interino Michel Temer. O grupo também critica a falta de mulheres na composição do governo.

Vestidos de preto, eles realizaram um velório na esquina da Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiro. Eles se organizaram em um círculo e colocaram um caixão no meio e na volta foram acessas velas. Na tampa da esquife foi escrito “Democracia” e nas laterais “Mulheres”, “Educação” e “Cultura”.

Segundo a Brigada Militar, participam do ato pelo menos 30 pessoas. A organização do movimento estima a participação de 250 pessoas, conforme o estudante Airton Terres. Para o G1, disse que a posse de Michel Temer como presidente interino da República é “totalmente ilegitíma” e “fere” a democracia. “A democracia que tanto se preza, foi morta”, avaliou o estudante.

Ele explicou que durante o ato algumas pessoas, que passavam pelo local, demonstraram contrariedade ao ato e chegaram a cuspir no caixão. “Isso faz parte da democracia”, entende Terres.