Geral
Mais 8 municípios são capacitados para descentralizar vigilância sanitária


Paulo Bezerra disse que a Sesau espera agilizar o processo de inspeções sanitárias no interior do Estado. (Foto: Assessoria)
Técnicos municipais de Marechal Deodoro, Atalaia, Maceió, Viçosa, São Sebastião, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Taquarana foram capacitados para descentralizar as ações de vigilância sanitária. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ocorreu nos dias 9 (segunda-feira) e 10 (terça-feira), na sede da Vigilância Sanitária Estadual, no Centro de Maceió.
Durante a capacitação, os técnicos foram treinados para executar ações de inspeção sanitária nos serviços básicos de saúde, fortalecendo as ações municipais e desenvolvendo saberes e práticas. Com esta ação, segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, a Sesau espera agilizar o processo de inspeções sanitárias no interior do Estado.
“Isso porque, com a descentralização, as próprias Vigilâncias Sanitárias Municipais terão autonomia para atuarem, não necessitando que os técnicos estaduais tenham que intervir. Essa medida irá agilizar, por exemplo, a concessão de alvarás sanitários para o funcionamento de estabelecimentos como consultórios odontológicos, comunidades terapêuticas e laboratórios”, explicou, ao informar que no mês de abril passado foram capacitados os técnicos das Vigilâncias Sanitárias de Major Izidoro e Teotonio Vilela.
Alimentos – Ainda durante o curso, técnicos dos municípios de Olho D’Água das Flores, Batalha, Carneiros, Traipu, Estrela de Alagoas, Lagoa da Canoa, Campo Alegre e Teotônio Vilela foram capacitados sobre as portarias referentes à inspeção de estabelecimentos que comercializam alimentos.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5TRAGÉDIA
Alagoana recém-casada morre em acidente no Sertão de Pernambuco