Geral

Membros de assentamentos recebem projeto do IMA em Joaquim Gomes

11/05/2016
Membros de assentamentos recebem projeto do IMA em Joaquim Gomes
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Nesta quarta-feira (11), equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) levarão educação ambiental ao assentamento Paulo Freire, localizado no município de Joaquim Gomes. Na ocasião, haverá uma reunião para divulgar a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici e sensibilizar os moradores sobre a importância da fauna e flora da região.

As crianças da comunidade participarão de jogos ambientais e haverá oficina de sabão ecológico para os adultos. Cerca de 150 famílias serão atendidas pelo projeto.
A visita aos assentamentos faz parte da segunda etapa do projeto “Você Sabia que Mora na APA de Murici?”, que terá como foco em movimentos sociais e comunidades indígenas, realizado pela gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA, em parceria com a gerência de Educação Ambiental e o Laboratório do órgão.
O município de Flexeiras, também inserido na APA, foi o primeiro a receber a segunda fase do projeto. Agora o foco da equipe é Joaquim Gomes, que tem um de total 17 assentamentos. “Todos os assentamentos do município serão contemplados com o projeto”, comentou Lana Navarro, assessora técnica da APA de Murici. O próximo município a receber o projeto será Colônia Leopoldina.
Além da reunião com os assentados, o IMA levará educação para a comunidade local. Jogos ambientais, cinema, palestra e oficina fazem parte da programação que deverá contemplar crianças de 2 a 15 anos. “Nosso intuito é orientar adultos e crianças sobre a importância da fauna e flora da região”, contou Juliana Costa, técnica da equipe de Educação Ambiental do IMA.
O último assentamento visitado pela equipe foi o Filhos da Terra, também em Joaquim Gomes. O projeto atendeu 50 adultos e 20 crianças, que aprenderam com os técnicos a importância de se preservar o meio ambiente e foram conscientizados sobre a responsabilidade de todos em relação à Unidade de Conservação em que vivem. “Os assentados foram bem receptivos e interagiram bastante com o projeto. Houve até apresentação musical realizada por alguns membros da comunidade”, disse Lana Navarro.
Nas próximas ações, o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que é membro do Conselho Gestor da APA de Murici, deverá atuar como parceiro no projeto, com palestras voltadas para o público infantil, com foco na conservação dos recursos naturais.