Cidades

Produtores familiares de São Luís do Quitunde visitam unidade agroecológica Citrus

09/05/2016
Produtores familiares de São Luís do Quitunde visitam unidade agroecológica Citrus
Agricultores familiares de Santa Helena e mais quatro municípios circunvizinhos realizaram visita técnica à Unidade (Foto: Ascom/Seagri)

Agricultores familiares de Santa Helena e mais quatro municípios circunvizinhos realizaram visita técnica à Unidade (Foto: Ascom/Seagri)

Promover a cultura de alimentos orgânicos e dinamizar a economia com a diversificação produtiva é um dos objetivos da Unidade Demonstrativa de Citrus, localizada no povoado de Santa Helena, em São Luis do Quitunde, implantada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL).

Durante as atividades do Governo Presente, no Norte do Estado, agricultores familiares de Santa Helena e mais quatro municípios circunvizinhos realizaram visita técnica à Unidade. Na oportunidade os participantes puderam observar a metodologia utilizada e a viabilidade do Citrus como alternativa para a produção na região.

Antônio Rosendo, agricultor familiar e dono da propriedade onde está localizada a Unidade, comemora a escolha de ter cedido seu terreno para que o projeto fosse implantado.

“Teve muita gente que não quis, mas eu aceitei, porque gosto dessas coisas. Eu gosto de trabalhar. Agora, com quatro anos desde o plantio, as laranjas estão no melhor ponto e a venda ajuda na renda aqui de casa. Às vezes, levo 300, 400, até 500 laranjas para a feira”, afirmou Antônio Rosendo, que, com a orientação da Emater, deixou de vender a atravessadores.

Segundo ele, o trabalho do Instituto foi fundamental para que o cultivo tivesse sucesso.  “Eu não conhecia nada antes de os técnicos da Emater virem até aqui. Eu não tinha o interesse em plantar laranja, era só mandioca e cana. Hoje sei de poda e de como se livrar das pragas. Agora, quero buscar mais mudas pra ampliar o trabalho, porque a laranja é um fruto bom de plantar”, comemorou o Antônio Rosendo.

Para o diretor-presidente da Emater-AL, Carlos Dias, a resposta positiva dada pelas comunidades ao trabalho realizado na Unidade de Citrus só mostra a importância do acompanhamento e da assistência técnica e extensão rural oferecidas pelo Instituto.

“Quando eles nos recebem e acolhem, percebemos na fala desses agricultores e agricultoras a importância da unidade de acompanhamento sistemático. Isso nos orgulha fazer parte do projeto. Com a ajuda da Emater os agricultores conseguem ter um novo norte, uma melhor condição de planejamento e escolha de culturas que podem compor sua renda. Então, esperamos que os agricultores da região saibam que agora podem contar com o apoio do Governo do Estado, por meio das ações da Emater, para o desenvolvimento das atividades que possam beneficiá-los”, declarou Carlos Dias.