Geral

Estudantes de Porto Calvo participam de gincana ambiental

06/05/2016
Estudantes de Porto Calvo participam de gincana ambiental
Competição lúdica e pedagógica facilita aprendizado sobre importância do meio ambiente  (José Demétrio)

Competição lúdica e pedagógica facilita aprendizado sobre importância do meio ambiente
(José Demétrio)

Os estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, participaram de uma gincana promovida pela Caravana do Instituto do Meio-Ambiente (IMA) nesta sexta-feira (6). A competição previa apresentações culturais e desafio com perguntas sobre meio ambiente. A ação fez parte da programação do Governo Presente no município.

A gincana, que contou com a presença de 350 alunos de ​dez turmas do ensino médio, teve um caráter lúdico e pedagógico que permitiu o aprendizado sobre a importância da conservação ambiental.

“Todos os nossos estudantes do ensino médio se dedicaram com afinco para enfrentar a competição. Cada professor ficou responsável por uma turma e trabalhou as temáticas com seus alunos”, conta a diretora-geral Inaldivânia de Melo.

O assessor de Educação Ambiental do IMA, Ykson Emery, destaca a importância de se trabalhar a conscientização ambiental com os estudantes da educação básica. “Eles serão os multiplicadores das atitudes sustentáveis no seu meio familiar e social. Por isso, têm papel essencial neste trabalho de conscientização”, observa.

Organização

Durante toda a semana, professores e alunos se prepararam para fazer bonito na gincana. Cada educador trabalhou a temática ambiental dentro do contexto de sua disciplina. É o caso do professor de Língua Portuguesa Ricardo Alexandre Lira, que vai solicitar que os alunos façam um relatório do evento. “Daí, pedirei ainda que eles redijam uma resenha crítica de forma a trabalharmos esta modalidade de texto”, adianta.

Seu colega Anderson dos Santos, que leciona Geografia, também levará a experiência da gincana para a sala de aula. “Vamos abordar temas como fauna, flora e bacias hidrográficas”, diz o professor.

Os estudantes também aproveitaram a ocasião para mostrar seus talentos em apresentações musicais, dando show de criatividade ao incluir conteúdo ambiental em paródias de músicas famosas.

Foi o caso do trio Adriele dos Santos, da 3ª série e Jenifer de Melo e Crislaine Lira, ambas da 1ª série. “Na nossa apresentação, falamos sobre reciclagem, aterro sanitário e os perigos do lixo. Foi uma maneira divertida de estudar e aprofundar o conhecimento nesses assuntos”, conta Jenifer.

Passeio

A equipe vencedora da gincana foi a do 3ºA. O grupo foi contemplado com um passeio e aula especial no Barco Escola do IMA, que, na ocasião, vai percorrer todo o complexo estuarino Mundaú- Manguaba. A data do passeio ainda vai ser definida.