Geral

Estandes da Saúde são os mais visitados durante III Edição do Governo Presente

06/05/2016
Estandes da Saúde são os mais visitados durante III Edição do Governo Presente
Diversos serviços estão sendo ofertados em estandes montados nos municípios de São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Jacuípe  (Carla Cleto)

Diversos serviços estão sendo ofertados em estandes montados nos municípios de São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Jacuípe
(Carla Cleto)

Durante a III Edição do Governo Presente, a saúde chega cada vez mais perto da população de 13 municípios do Litoral Norte de Alagoas. Para isso, desde as 8h desta sexta-feira (6), diversos serviços estão sendo ofertados em estandes montados nos municípios de São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Jacuípe.

A ação continua até este sábado (7), mas durante toda a manhã do primeiro dia da ação, os estandes estiveram lotados de usuários procurando os serviços prestados. Além da aferição de pressão arterial e o teste de glicemia, o serviço de vacinação foi o mais solicitado.

Representando a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a secretária Executiva de Serviços de Saúde, Rosimeire Rodrigues, esteve acompanhando os trabalhos em Matriz do Camaragibe, ao lado do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, que aproveitou a oportunidade para se vacinar contra o tétano.

“Estamos oferecendo para população ações preventivas de saúde, focando nas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por meio de palestras e ações educativas, estamos mostrando a população que o combate não é apenas uma responsabilidade dos gestores públicos, mas também de cada cidadão”, disse Rosimeire Rodrigues.

A secretária Executiva de Ações de Saúde acrescentou que, além das orientações para combate ao Aedes aegypti, os moradores da Região Norte também têm acesso a informações para prevenir doenças crônicas, como pressão arterial e diabetes. “A saúde preventiva é sempre mais eficaz. Por isso, temos que investir na educação em saúde e um evento como o Governo Presente representa uma grande oportunidade para orientarmos a população”, salientou.

Beneficiados

A dona de casa Maria José da Silva aproveitou a ação realizada pelo Governo do Estado para fazer o teste de glicemia. “Essa é uma ação importante para os moradores de São Luís do Quintunde e de toda a Região Norte, porque estamos tendo acesso a vários serviços, principalmente de saúde”, frisou.

Ainda no município, a secretária Rosimeire Rodrigues, esteve visitando uma unidade de ensino, onde agentes de endemias proferiram palestra sobre os cuidados que devem ser adotados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em Matriz de Camaragibe, a cena se repetiu, com muitas pessoas procurando os serviços, bem como em Porto Calvo.

No rosto de cada um dos moradores beneficiados pelos serviços, o semblante era de satisfação, a exemplo da estudante Andressa Maria Lins. Acompanhada do filho, ele visitou o estande montado pela Sesau na Escola Professora Maria Antônia Oliveira, em Matriz do Camaragibe, onde realizou o teste de glicemia.

Outro serviço que está sendo ofertado durante a III Edição do Governo Presente é teste rápido para sífilis e Aids, um dos mais procurados pelos moradores da Região Norte. Além de ter acesso ao exame, os usuários estão sendo orientados a procurar uma unidade de saúde, caso o resultado seja positivo.

Agentes de endemias

E até este sábado (7), os agentes de endemias irão fornecer todas as informações necessárias para população combater com eficácia o Aedes aegypti. Além de orientar sobre o cuidado com recipientes que possam acumular água limpa, os profissionais também irão ressaltar a necessidade de evitar acúmulo de lixo, pneus e outros utensílios, que servem para as larvas do mosquito se desenvolver.

“Além das orientações, estamos proporcionando a oportunidade da população conhecer uma larva do Aedes aegypti. Por incrível que pareça, há muitas pessoas que se deparam com elas e não têm noção do risco que estão correndo”, salientou a assessora técnica da Sesau, Júlia Levino.