Geral

Sucesso faz Atlético encostar em Barça e Real nos direitos de TV

06/05/2016
Sucesso faz Atlético encostar em Barça e Real nos direitos de TV
(Foto: Getty) Atlético de Madri vive ótima fase dentro e fora do campo

(Foto: Getty) Atlético de Madri vive ótima fase dentro e fora do campo

Se nos resultados o Atlético de Madri já tem feito frente a Real Madrid e Barcelona, a situação tem tudo para seguir o mesmo cenário quanto o assunto é finanças. Isso porque a diferença do valor dos dois gigantes para os colchoneros nos direitos de transmissão irá diminuir significativamente na próxima temporada.

Nesta temporada, Barça e Real embolsaram 140 milhões de euros cada. O Atlético de Madri apareceu no terceiro lugar com 67 milhões, menos da metade em relação aos dois principais times do país. O Valencia veio logo atrás com 62 milhões. No total, foram distribuídos 968 milhões entre os clubes da primeira divisão.

Para 2016-17, o valor a ser repartido irá crescer, segundo tabela divulgada pelo site Palco 23, para 1,303 bilhão de euros. Porém, isso impactará em um aumento muito pequeno de catalães e merengues, que passarão a receber 152,5 milhões e 145 milhões, respectivamente.

No caso do Atlético de Madri, por sua vez, a quantia saltará para 102 milhões de euros, em grande parte por causa dos ótimos resultados que tem apresentado em campo (a equipe está na final da Uefa Champions League pela segunda vez em três anos e disputa o título do Espanhol). O Valencia chegará a 90 milhões.

A divisão dos direitos de transmissão na Espanha é definida por diferentes fatores: a classificação das equipes nas últimas cinco edições, a permanência na elite, a audiência, a qualidade do estádio e as possibilidade retransmissões.

Neste ano, o assunto virou caso para o Governo, tendo em vista diminuir a disparidade do valor embolsado pelos dois maiores times em relação aos demais. Um decreto foi criado para que exista uma distribuição mais justa entre todos os clubes profissionais.