Geral

Evento estadual debateu atuação de assistentes sociais no campo sociojurídico

04/05/2016
Evento estadual debateu atuação de assistentes sociais no campo sociojurídico

Assistentes sociais que atuam no campo sociojurídico em Alagoas lotaram o auditório do Maceió Atlantic Suítes, nesta terça-feira (3), durante o primeiro colóquio estadual voltado a essa área. O evento promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região (CRESS/AL) debateu questões relacionadas às atribuições da categoria, aos instrumentos técnicos operativos do Serviço Social e às requisições do Poder Judiciário.

Marcus Aurélio de Freitas Barros, titular da Promotoria de Defesa do Sistema Único de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte, e Rosa Lúcia Predes Trindade, professora da Universidade Federal de Alagoas, foram os expositores da primeira edição do Colóquio de Serviço Social na Área Sociojurídica.

Evento estadual debateu atuação de assistentes sociais no campo sociojurídico

Evento estadual debateu atuação de assistentes sociais no campo sociojurídico

Em sua explanação, o promotor destacou a cooperação mútua entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema Judiciário como fator imprescindível para que sejam garantidos os direitos dos/as usuários/as das políticas de Assistência Social.

Posteriormente, Rosa Predes falou sobre os instrumentos técnicos do Serviço Social, evidenciando a importância da interpretação das requisições vindas do Poder Judiciário. A professora também chamou a atenção do público presente para a necessidade de um exercício profissional embasado no projeto ético-político do Serviço Social.

Em nome do CRESS/AL, a sua vice-presidente, Edmée Hora, convidou os/as profissionais presentes no evento a fortalecerem o debate sobre a atuação profissional dos/as assistentes sociais no campo sociojurídico a nível estadual.

“Essa discussão é extremamente importante para a categoria, especialmente diante da atual conjuntura política do Brasil. Por isso, convidamos os/as assistentes sociais que atuam nessa área em Alagoas para a formação de um grupo de trabalho que possibilite a continuidade das discussões iniciadas hoje”, ressaltou a conselheira.

Interessados/as em participar do grupo de trabalho podem entrar em contato com a Comissão de Fiscalização e Orientação do CRESS/AL via e-mail ([email protected]).