Geral
Sefaz promove curso de Gestão Orçamentária a servidores estaduais
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas concluiu, no último sábado, o segundo módulo do curso de Gestão Orçamentária de Estados e Municípios, ministrado pela economista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sol Garson, na sede da Escola Fazendária, em Jacarecica.
O curso busca desenvolver, através de três módulos, conhecimentos globais sobre as atividades fiscais governamentais, aprimorando a capacidade técnica dos servidores estaduais para o desempenho de funções em áreas econômicas e financeiras.
Como explicou a professora Sol Garson, o curso permite que os profissionais tenham uma visão diferente sobre Gestão Orçamentária e conhecimentos que podem ser aplicados durante o desenvolvimento de suas atividades diárias.
“Muitas vezes o profissional só conhece a realidade de onde está inserido, tem noção de orçamento, por exemplo, mas não conhece o detalhe da Lei de Responsabilidade Fiscal e não compreendem a maneira como os estados diferem uns dos outros. Assim, o curso buscar apresentar uma perspectiva conjunta das atividades e de variáveis que impactam diretamente o trabalho diário”, relatou.
Programa
O primeiro módulo ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de abril, com discussões voltadas aos métodos de gestão de recursos e arrecadação, com o intuito de analisar todo o financiamento do setor público no Brasil, incluindo União e municípios, com destaque à importância dos estados no contexto federativo.
No segundo módulo, ministrado de quinta (28) a sábado (30), o curso traz noções sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com estudo sobre receitas e despesas dos Estados e comparativos de desempenho em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal.
No terceiro e último módulo, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de maio, Sol Garson apresentará um estudo sobre Alagoas, reunindo dados para um exercício de análise e tabulação. “Será possível, em conjunto com os participantes, averiguar o desempenho fiscal do estado e fazer projeções sobre capacidade de investimentos e outros indicadores para uma gestão planejada”, acrescentou Sol Garson.
Além dos servidores fazendários, participam do curso servidores da Controladoria Geral, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio, e da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve.
Mais lidas
-
1SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3ESTADUAL
Tiago Marques marca dois e CSA é o líder isolado do Campeonato Alagoano de 2025
-
4ECONOMIA
Valorização do peso é um golpe à competitividade da Argentina frente economia brasileira
-
5DECLARAÇÃO
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia