Geral
Secretaria de Estado da Saúde leva serviços à população da Região Norte


3ª Edição do Governo Presente levará aos municípios da Região Norte diversas ações de saúde nos dias 6 e 7 de maio. (Foto: Olival Santos)
As ações de saúde chegam à Região Norte de Alagoas com a 3ª edição do Governo Presente, que acontece nos dias 6 e 7 de maio. Desta vez, a estrutura de atendimento à população vai ser montada, concomitantemente, em quatro municípios. São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Jacuípe vão sediar os serviços que beneficiam 13 municípios alagoanos da região.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com esses quatro municípios, vai desenvolver ações de promoção da saúde, de prevenção da hipertensão e diabetes, de orientação aos usuários e de vacinação. “A iniciativa proporciona aos moradores da região uma oportunidade de aprendizado e cuidado com a saúde”, destacou a assessora técnica da Sesau, Júlia Levino.
Um dos objetivos da participação da Saúde no Governo Presente é orientar as pessoas com problemas de pressão e glicemia sobre os cuidados de prevenção e controle da doença, além do encaminhamento às unidades de saúde. Outra atividade é o diagnóstico e alerta à população sobre os riscos da obesidade, sedentarismo e má alimentação. A vacinação para a prevenção de doenças imunopreveníveis também vai ser ofertada pela população.
Aedes aegypti
As ações educativas para o controle do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus, também serão desenvolvidas junto com os escolares. Os alunos vão participar de palestras e buscar possíveis criadouros na própria escola.
Nas edições anteriores do Governo Presente, a Sesau realizou 3.489 atendimentos. A primeira edição aconteceu na Região Agreste, em Arapiraca, beneficiando 1.371 pessoas. Na segunda edição, voltada para a população do Litoral Sul e Baixo São Francisco, 2.118 alagoanos foram atendidos na cidade de Coruripe.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
3JUSTIÇA
Idoso flagrado envenenando cães em Palmeira dos Índios é solto após audiência de custódia
-
4VIOLÊNCIA
Mulher é morta a machadadas dentro de casa em São Luís do Quitunde
-
5SÉRIE C
CSA enfrenta a Ponte Preta para entrar no G-8 da competição