Geral
Estado investe em infraestrutura hídrica no Agreste alagoano
No Agreste, está situada a segunda maior cidade de Alagoas e uma das que mais crescem na região Nordeste: Arapiraca. Ciente do seu potencial econômico e no dos municípios circunvizinhos, o Estado investe em infraestrutura hídrica, com foco na construção de adutoras ao alcance de 22 cidades, pautado na sustentabilidade e na busca pela qualidade de vida da população.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) avança com as obras das adutoras que abastecerão os municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Igaci, ao longo de 16 km. Com investimento de R$ 14 milhões, a obra conta com 37% dos serviços executados.
“Garantir o abastecimento de água eficiente nessas cidades, que ainda têm carência no serviço, é fundamental para o Governo do Estado. A gente precisa levar água até as residências, proporcionar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores, e favorecer a geração de renda local”, destacou Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.
Para a execução da obra, iniciada em março do ano passado, foram traçadas três metas. “Fragmentamos os serviços em captação de água da barragem de Bálsamo para Estrela de Alagoas, com 60% das obras executadas; implantação do sistema de abastecimento d’água de Estrela a Minador do Negrão, que já avança com 74% de execução; e sistema de abastecimento de Minador até Igaci, executado em 16%”, explicou a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria.
Adutora do Agreste
Do Sertão ao Agreste, muitas águas vão rolar e beneficiar mais de 700 mil alagoanos, distribuídos entre 19 centros urbanos e 611 povoados. A mudança na qualidade de vida da população é uma das promessas da Adutora do Agreste, a ser interligada ao Canal do Sertão no km 220, com o objetivo de ampliar e modernizar a Estação de Tratamento de Água e os Reservatórios de Distribuição locais.
A obra representa mais água para consumo e geração de renda de pequenos e médios agricultores de Arapiraca, Belém, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Minador do Negrão, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, São Brás, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela.
“Temos construído uma nova Alagoas, com obras estruturantes e ações pensadas no desenvolvimento do Estado e nas melhorias de vida da população alagoana. Por isso, o acesso à água tem sido um dos nossos principais compromissos”, ressaltou Aparecida Machado.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
340 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante
-
4ESTAVA DESAPARECIDO
Filho de vereador é encontrado decapitado em São Miguel dos Milagres
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas