Geral

Técnicos da Seplag participam de treinamento no Tribunal de Contas

18/04/2016
Técnicos da Seplag participam de treinamento no Tribunal de Contas
Representada pelo secretário titular da pasta, Christian Teixeira, e por uma equipe de técnicos, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) participou, nessa segunda-feira (18), de uma sessão de treinamento, exclusivo para os representantes dos órgãos ligados ao Governo do Estado, no plenário do Tribunal de Contas (TCE-AL). O intuito do encontro foi apresentar o novo processo eletrônico de prestação de contas governamentais aos servidores.   Conforme as orientações dadas pelo TCE-AL, a partir de agora, todas as peças processuais serão virtuais e, por este motivo, há a necessidade de aprimorar o Sistema de Processo Eletrônico.   “Todos os arquivos e processos foram digitalizados, o que corrobora para que não haja a utilização de papel. Além disso, com a nova proposta atenderemos aos quatro critérios básicos da prestação de contas: segurança, evolução, economia e integração”, explicou o diretor de Tecnologia e Informação do TCE-AL, Kerchen Elteque.   Segundo o secretário da Seplag, Christian Teixeira, a modernização e a prestação de contas do Poder Executivo alagoano é uma das prioridades do governo. Para ele, o novo sistema apresentado auxilia na transparência e eficácia das contas públicas estaduais.   “É preciso que haja essa prestação de contas uma vez que ela é um dos caminhos básicos para a ampliação da cidadania. Além do mais, essa prestação está intimamente ligada à transparência. Por isso, é preciso que os órgãos estaduais trabalhem com esse foco”, pontua Teixeira.   Conforme ao novo modelo apresentado pelo TC-AL, todas as prestações de contas dos entes jurisdicionados, estaduais e municipais alagoanos deverão ser remetidos ao Tribunal de Contas até o dia 30 de abril do ano subsequente ao do exercício.   Christian Teixeira, secretário de Planejamento e Gestão, esteve na sessão (Foto: Ascom/Seplag)

Christian Teixeira, secretário de Planejamento e Gestão, esteve na sessão (Foto: Ascom/Seplag)

Representada pelo secretário titular da pasta, Christian Teixeira, e por uma equipe de técnicos, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) participou, nessa segunda-feira (18), de uma sessão de treinamento, exclusivo para os representantes dos órgãos ligados ao Governo do Estado, no plenário do Tribunal de Contas (TCE-AL). O intuito do encontro foi apresentar o novo processo eletrônico de prestação de contas governamentais aos servidores.

Conforme as orientações dadas pelo TCE-AL, a partir de agora, todas as peças processuais serão virtuais e, por este motivo, há a necessidade de aprimorar o Sistema de Processo Eletrônico.

“Todos os arquivos e processos foram digitalizados, o que corrobora para que não haja a utilização de papel. Além disso, com a nova proposta atenderemos aos quatro critérios básicos da prestação de contas: segurança, evolução, economia e integração”, explicou o diretor de Tecnologia e Informação do TCE-AL, Kerchen Elteque.

Segundo o secretário da Seplag, Christian Teixeira, a modernização e a prestação de contas do Poder Executivo alagoano é uma das prioridades do governo. Para ele, o novo sistema apresentado auxilia na transparência e eficácia das contas públicas estaduais.

“É preciso que haja essa prestação de contas uma vez que ela é um dos caminhos básicos para a ampliação da cidadania. Além do mais, essa prestação está intimamente ligada à transparência. Por isso, é preciso que os órgãos estaduais trabalhem com esse foco”, pontua Teixeira.

Conforme ao novo modelo apresentado pelo TC-AL, todas as prestações de contas dos entes jurisdicionados, estaduais e municipais alagoanos deverão ser remetidos ao Tribunal de Contas até o dia 30 de abril do ano subsequente ao do exercício.

Além dos técnicos da Seplag, o momento também contou com a presença de secretários estaduais, servidores que atuam no setor de contabilidade dos órgãos da administração pública local e representantes da Controladoria-geral do Estado (CGE-AL).