Geral

500 gols: Messi mais rápido que CR7, mas atrás de Pelé

18/04/2016
500 gols: Messi mais rápido que CR7, mas atrás de Pelé
(Foto: Sérgio Oliveira) 500 gols: Messi mais rápido que CR7, mas atrás de Pelé

(Foto: Sérgio Oliveira) 500 gols: Messi mais rápido que CR7, mas atrás de Pelé

Lionel Messi atingiu a marca de 500 gols na carreira, um número significativo, que poucos atingem. Ronaldo, o Fenômeno, nunca chegou a ela, por exemplo. Para entendermos melhor o tamanho do feito, aproveitamos para o comparar com outros dois “fenômenos” do futebol: o rival e contemporâneo do argentino, Cristiano Ronaldo, e Pelé, o maior nome do esporte.

O gol 500 de Messi foi marcado neste domingo, contra o Valencia. Não foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 1, com o Barcelona atravessando um raro momento ruim na temporada, o que já custou ao clube a eliminação na Liga dos Campeões e pode acabar por custar também o título, que parecia já certo.

Esquecemos por hora a parte negativa e ficamos com a marca histórica. Foi o seu gol de número 450 pelo Barcelona como profissional. O argentino já tinha marcado o seu 50º gol por sua seleção. Foram os únicos times que defendeu até o momento. Atingiu a marca dos 500 aos 28 anos e em 632 jogos.

Cristiano Ronaldo atingiu a marca um pouco antes do argentino, na atual temporada. O craque luso tinha 30 anos quando marcou o gol 500, em 15 de setembro de 2015, quando anotou logo três sobre o Shakhtar Donetsk, no Santiago Bernabéu, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Hoje, o atacante tem 483 gols por clubes (Real Madrid, Manchester United e Sporting) e 56 pela seleção, totalizando 539 em 793 jogos.

Pelé atingiu marca aos 25 anos

Contabilizando apenas partidas oficiais, Pelé não chegou a atingir a marca dos 1000 gols em nosso levantamento. Parou nos 762, com gols por Brasil, Santos e New York Cosmos. Mesmo desconsiderando as muitas partidas não-oficiais, comuns em sua época, o Rei do Futebol chegou aos 500 gols mais rápido que Messi.

Pelé tinha 25 anos quando atingiu a marca histórica. Foi em um Prudentina 2×5 Santos, no Paulista. O atacante santista anotou nada menos que os cinco gols do seu time nesse jogo. Foi apenas a partida de número 387 da carreira…