Geral

Detran/AL apresenta Plano de Segurança Viária para Motociclistas

18/04/2016
Detran/AL apresenta Plano de Segurança Viária para Motociclistas
Principais causas dos acidentes de trânsito com moto em Alagoas estão ligadas à alta velocidade, ingestão de álcool, imperícia do condutor, entre outras (Foto: Michelle Farias/G1)

Principais causas dos acidentes de trânsito com moto em Alagoas estão ligadas à alta velocidade, ingestão de álcool, imperícia do condutor, entre outras (Foto: Michelle Farias/G1)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), reuniu, na manhã desta segunda-feira (18), em sua sede, representantes de órgãos ligados ao trânsito para a apresentação do Plano de Segurança Viária para Motociclistas do Estado de Alagoas. A proposta é identificar soluções que reduzam a mortalidade e a gravidade dos acidentes com moto, por meio de ações integradas de educação, fiscalização e engenharia de tráfego.

A apresentação reuniu, na sede do Detran/AL, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sindicato dos Motociclistas e outras entidades representativas.

 

A proposta construída pela Chefia de Segurança de Trânsito, em parceria com a Chefia de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL, conta com a participação de diversos órgãos e será lançada no próximo mês, inserida na Campanha do Maio Amarelo, movimento que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e ferimentos no trânsito em todo o mundo.

De acordo com o gerente do projeto e chefe do setor de Segurança de Trânsito, Antônio Monteiro, é necessário que os motociclistas sintam-se parte do processo de busca de solução para que possam se comprometer com a aplicação do plano.

“O acidente de trânsito deve ser visto como um fato que, na maioria das vezes, poderia ser evitado se fatores de risco identificados fossem corrigidos e medidas preventivas fossem adotadas”, destacou Monteiro.

Estão sendo realizadas oficinas com os diversos órgãos das áreas de saúde, segurança pública e trânsito para que durante as discussões sejam construídos elementos do atual cenário das cidades de Maceió e Arapiraca, onde o plano será implantado de foram experimental. A partir dos dados apresentados por técnicos e especialistas envolvidos serão identificados e priorizados os principais fatores e condutas de risco.

De acordo com dados do Detran/AL, as principais causas dos acidentes de trânsito com moto em Alagoas estão ligadas à alta velocidade, mistura de álcool e direção, falta de experiência do condutor e o não uso dos equipamentos de proteção, além dos obrigatórios.