Geral

Servidores do Samu Maceió aprendem técnicas para preservar a voz

15/04/2016
Servidores do Samu Maceió aprendem técnicas para preservar a voz
Evento permitiu que os trabalhadores do Samu possam cuidar da voz de forma correta (Foto: Arnaldo Santtos)

Evento permitiu que os trabalhadores do Samu possam cuidar da voz de forma correta (Foto: Arnaldo Santtos)

Dicas de como impostar e preservar a voz, os erros cometidos no dia a dia e os métodos adequados para mantê-la saudável. Estes foram alguns dos temas discutidos em uma roda de conversa realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado neste sábado (16).

Durante o evento foram discutidos vários assuntos relacionados à voz, com a participação de alunos de fonoaudiologia, coordenados pelas professoras Vanessa Porto e Gabriela Sóstenes, ambas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

De acordo com Gabriela Sóstenes, todas as pessoas cometem erros diariamente, sejam eles profissionais que dependem da voz ou não. Os mais comuns acontecem ao falar alto, gritar e conversar durante todo o dia.

“Para preservar a voz é preciso falar com suavidade, falar baixo, não se expor excessivamente a ambiente muito frio, com ar condicionado. Também é importante tomar sucos naturais e evitar, principalmente, o uso de cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes, que prejudicam as cordas vocais”, recomendou a fonoaudióloga da Uncisal.

Ensinamentos – Para a técnica auxiliar de Regulação Médica, Anne Priscila, que trabalha no pronto atendimento, onde são recebidas as ligações telefônicas solicitando atendimento do Samu, a roda de conversa foi positiva. Isso porque, segundo ela, a ação “possibilitou que os trabalhadores do Samu possam cuidar da voz de forma correta, já que ela representa a principal ferramenta de trabalho”, evidenciou.

Euder Pereira da Silva, coordenador administrativo do Pronto Atendimento do Samu Maceió, destacou que o evento foi importante, porque foram apresentadas dicas para preservar e manter a voz. “Aprendemos que o cuidado da voz deve ser antes, durante e depois do trabalho”, salientou.

E, segundo o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado, é fundamental que os servidores que utilizam a voz como ferramenta de trabalho conheçam como preservá-la e utilizá-la bem no dia a dia. “Com isso iremos atender melhor nossos usuários do outro lado da linha”, salientou o supervisor, referindo-se aos técnicos auxiliares de regulação médica, que são os profissionais que recebem todas as ligações telefônicas por meio do número 192.