Geral

Secretaria de Ressocialização realiza ações de saúde na Casa de Custódia da PC

14/04/2016
Secretaria de Ressocialização realiza ações de saúde na Casa de Custódia da PC
Ação gera mais celeridade no tratamento dos apenados que serão transferidos da unidade da PC para a Casa de Custódia do Sistema Prisional (Foto: Jorge Santos)

Ação gera mais celeridade no tratamento dos apenados que serão transferidos da unidade da PC para a Casa de Custódia do Sistema Prisional (Foto: Jorge Santos)

O Governo de Alagoas deu mais um passo importante para promover a dignidade dos custodiados, com ações preventivas de combate a doenças e promoção da saúde. Na semana passada, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou um termo de cooperação com a Polícia Civil para prestar assistência médica e psicossocial, semanalmente, na Casa de Custódia da Polícia Civil, no Jacintinho.

Nesta quarta-feira (13), a equipe multidisciplinar da Seris, composta por enfermeiros, assistentes sociais, prontuaristas e psicólogos, fez uma triagem para identificar as patologias de trinta custodiados. Na semana passada, 80 apenados foram contemplados.

O diagnóstico gera mais celeridade no tratamento dos apenados que serão transferidos da unidade da PC para a Casa de Custódia da Capital, unidade de entrada no sistema prisional.

O chefe de Gestão Penitenciária, capitão PM Josinaldo Anízio, fala que a parceria melhora o fluxo administrativo na entrada dos custodiados. “Com o diagnóstico antecipado, os servidores penitenciários antecipam procedimentos para tratar os novos internos, tornando o tratamento mais eficiente. Em média, recebemos 40 reeducandos por semana, além das entradas extraordinárias autorizadas pela 16ª Vara Criminal da Capital Execuções Penais”, lembra.

O assessor técnico da Casa de Custódia da PC, Marcus Falcão, destaca a agilidade no atendimento dos servidores penitenciários para prevenir doenças na unidade. “É a primeira vez que vejo essa ação permanente. O serviço da Seris evita o ambiente insalubre e a transmissão de doenças entre os custodiados e servidores. Trata-se de uma ótima parceria, que promove a saúde dos internos e gera tranquilidade para o trabalho dos agentes”.

 

“Iniciamos um trabalho contínuo na Casa de Custódia da PC, na semana passada. Todas as quartas-feiras, uma equipe multidisciplinar da Seris vai até a unidade da PC para antecipar o atendimento e detectar possíveis problemas de saúde. Assim, tornamos o atendimento mais prático. O apenado entra no sistema prisional e já sabemos como tratá-lo, aumentando as possibilidades de êxito no tratamento”, finaliza a gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital.