Política
Renan Calheiros diz que não é cartomante para prever impeachment
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou ontem (13) o fechamento de questão pelos partidos na questão do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff. Renan disse que fazer isso é uma “forçação de barra”. A declaração foi dada ao lado do novo presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR). Os dois chegaram juntos ao Senado, depois de um almoço.
Perguntado sobre a pressão para encurtar os prazos no Senado, Renan disse que o impeachment tem o seu “tempo” e que não fará nada que desequilibre o processo.
Na prática, Renan é contra encurtar prazos.
— Até esse fechamento de questão nos partidos é uma forçação de barra, porque o que vamos ter é um julgamento do impeachment, que, mais do que uma questão partidária, é, sobretudo, uma questão de consciência — disse Renan.
Renan mostrou certa irritação ao ser questionado repetidas vezes sobre o rito do processo no Senado, caso ele seja aprovado na Câmara no próximo domingo.
— Não sou cartomante ou quiromante pra fazer previsões. Mas, aconteça o que acontecer, vamos agir sempre da mesma forma: em defesa do equilibro. Não vai o Senado ter um presidente que vai desequilibrar o processo — disse Renan.
Ele reiterou que terá equilíbrio na condução do processo.
— O impedimento também tem o seu tempo. É importante que se observem os prazos e que se seja isento. Se o presidente da Casa não for isento, não guardar a independência e a responsabilidade que deve ter no cargo, ele acabará desequilibrando o processo. E esse não é o meu propósito — disse Renan.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
5FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal