Geral

Casal executa projeto experimental para aumento da arrecadação

13/04/2016
Casal executa projeto experimental para aumento da arrecadação
Medidas têm como objetivo promover o aumento do faturamento e arrecadação da empresa (Foto: Francisco Alves)

Medidas têm como objetivo promover o aumento do faturamento e arrecadação da empresa (Foto: Francisco Alves)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está desenvolvendo o projeto “Um ponto fora da curva”, composto por 10 medidas que têm como objetivo promover o aumento do faturamento e, consequentemente, da arrecadação da empresa. De forma experimental, ele começou a ser implantado na Unidade de Negócio (UN) Farol.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão Comercial e Operacional (Sucop), o projeto-piloto tem um plano de ação denominado nova matriz comercial. Ele atua a partir da análise de consumos que estão fora da média da rua ou quadra em análise, num determinado bairro da área de abrangência da Unidade.

 

“Os técnicos utilizam ferramentas tecnológicas de informática e outros instrumentos. Eles selecionam as áreas mais homogêneas, identificam as matrículas que serão analisadas e, de posse do cadastro comercial, comparam as médias da Casal com as médias da quadra em análise, utilizando a ferramenta Street View, do Google. Após a visualização, pelo computador, eles podem ir a campo fazer a confirmação do consumo, com leitura do hidrômetro, análise do cavalete, verificação de economias”, explicou o superintendente da área, Samuel Leite.

De acordo com o técnico, também estão sendo feitas auditorias comerciais, que são ações de campo em áreas selecionadas para uma “verdadeira devassa em todos os imóveis de cada quadra escolhida para a implementação das ações”.

Para dar suporte aos técnicos da companhia que executam o projeto, a empresa adquiriu notebooks, câmeras de inspeção nos cavaletes, geofones, impressoras com wi-fi, mesas e cadeiras dobráveis para facilitar o transporte para os locais de auditorias, tendas com tamanho de 3m x 3m, reboques para o transporte dos equipamentos.

Para as áreas com pouca cobertura de telefonia celular, foram adquiridos rádios de comunicação do tipo walk-tok, além de roteadores wi-fi e amplificadores de sinal de internet.

Parte desses equipamentos foi apresentada pelo superintendente Samuel Leite durante uma reunião de planejamento estratégico da companhia, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea/AL), no dia 28 de março, da qual participaram o presidente da Casal, Clécio Falcão, os vice-presidentes de Gestão Operacional, Francisco Beltrão, de Gestão de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa, e de Gestão Corporativa, Jorge Galvão.