Geral

Educação espera 100% de adesão na Olimpíada de Língua Portuguesa

13/04/2016
Educação espera 100% de adesão na Olimpíada de Língua Portuguesa
Secretaria espera alcançar todo o aluno alagoano (Foto: José Demétrio)

Secretaria espera alcançar todo o aluno alagoano (Foto: José Demétrio)

Está quase se encerrando o prazo para inscrições da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz um convite especial aos municípios alagoanos que ainda não confirmaram a adesão on-line das suas redes, obrigatória para validação das inscrições dos respectivos professores e escolas. O prazo é até 30 de abril.

De acordo com o técnico da Superintendência do Sistema Estadual de Educação (Suse) e responsável pela OLP no estado, Jair Porto, a meta da Seduc é atingir 100% dos municípios e até o momento mais de 80% já confirmaram a adesão no endereço https://www.escrevendoofuturo.org.br.

“Este é o primeiro desafio e estamos muito confiantes, pela importância da Olimpíada no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua. O segundo é contarmos com pelo menos um professor por escola. O processo para participar é muito acessível e os benefícios para professores e alunos são inúmeros, inclusive com acessos a materiais e cursos”, destacou.

Mobilização

Na manhã desta quarta-feira (13), Jair Porto reuniu-se com técnicos pedagógicos das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) para intensificar esta mobilização nas regiões para a Olimpíada, com o tema central “O lugar onde vivo”. O encontro aconteceu da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa.

“A olimpíada valoriza a cultura local, incentivando professores a desenvolverem em seus alunos um olhar crítico, social, ambiental político e cultural, para o local onde vivem. A olimpíada faz o aluno se transportar para a vida daquela pessoa entrevistada e expressar, através da escrita, toda vivência do entrevistado”, explicou o técnico.

Segundo a técnica pedagógica da 12ª Gere, em Rio Largo, Marcy Cândido Cavalcante, é grande a motivação das escolas para participação na OLP. Na ocasião, ela apresentou o cronograma de formação dos professores multiplicadores na OLP, iniciado desde o último dia 30, encerrando na primeira quinzena de junho, com as escolas indígenas.

“Vamos trabalhar as oficinas por gêneros. A motivação é grande na região, onde já temos vários premiados. Em 2015, duas escolas foram destaques: a Rosineide Tereza Martins da Conceição, que chegou até a etapa semifinal, em Minas Gerais, na categoria poemas, e a Marieta Leão, que participou da final, em Brasília, na categoria memórias literárias. Mas além das premiações, as formações e os materiais disponíveis são excelentes”, declarou a técnica.

O que é a OLP

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016.

Participam da Olimpíada, professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.