Geral

Técnicos monitoram Unidades de Conservação do Sertão alagoano

13/04/2016
Técnicos monitoram Unidades de  Conservação do Sertão alagoano
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) promoveu, na última semana, uma ação de monitoramento e fiscalização nas Unidades de Conservação (UCs) do Sertão de Alagoas. A atividade faz parte do cronograma de ações do órgão e tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

Durante a ação, foram monitoradas as reservas Estância São Luiz, Jader Ferreira e Tocaia, além da Estação Ecológica Curral do Meio, todas localizadas no município de Santana do Ipanema. Os técnicos visitaram também a reserva José Abdon, em Ouro Branco e os Morros do Craunã e do Padre, em Água Branca.

Na quinta-feira (07), a equipe esteve nos municípios de Canapi e Água Branca para fiscalizar possíveis transportes ilegais de carne de caça. Seis veículos foram vistoriados, mas nenhuma infração foi encontrada pelos fiscais. Em Água Branca, um restaurante foi autuado em R$ 22 mil por não apresentar licença ambiental.

Os técnicos estiveram, na sexta-feira (08), no povoado Entremontes, município de Piranhas, e apreenderam cerca de 20 aves nativas. Os animais foram reintroduzidos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mato da Onça, em Pão de Açúcar.

Além do monitoramento, fiscalização e orientação da população, foram realizados registros fotográficos e coordenadas geográficas de ocorrências que irão compor as informações técnicas de acompanhamento da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do órgão.

Conselho Gestor

A segunda reunião para formação do Conselho Gestor do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre foi realizada na quinta-feira (07), no povoado Lagoa das Pedras, município de Água Branca, e teve a participação dos técnicos do IMA, de representantes da prefeitura municipal e associações.

No encontro, foi discutida a importância da preservação e a necessidade da participação da comunidade na gestão da Unidade de Conservação. A próxima etapa será a formalização e eleição dos membros do Conselho.